A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
Abrir arquivo
Título alternativo
The evaluation process as a pedagogical practice at the universityAutor
Orientador
Machado, Vera Lúcia de CarvalhoData de publicação
27/03/2007Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à análise da avaliação e das diferenciadas metodologias utilizadas no momento de sua prática, apontando a relação professor-aluno nessa etapa do processo ensino-aprendizagem. Pretendeu-se identificar as dificuldades presentes na prática da avaliação e verificar se a formação do docente interfere nas escolhas de suas práticas avaliativas. A pesquisa realizou-se em uma instituição de ensino superior privada, no interior do Estado de São Paulo e envolveu dois cursos: Ciências Contábeis e Pedagogia. Por se tratar da avaliação, tanto docentes quanto discentes foram sujeitos. Participaram de uma entrevista semi-estruturada e apontaram seus pareceres acerca da avaliação. Constatou-se que professores e alunos apresentam reflexões que divergem em alguns aspectos e se aproximam em outros no que diz respeito ao objeto deste estudo. Apontam as práticas avaliativas inovadoras como parte do processo do qual participam, mas atribuem à avaliação aspectos pontuais e negativos, como um reflexo de toda uma vida acadêmica. Os docentes reconheceram que suas escolhas quanto às práticas avaliativas pouco se vinculam à sua formação, mas sim à sua concepção de vida e de mundo. Os resultados obtidos sugerem que a instituição favoreça as práticas avaliativas diferenciadas, visto que professores e estudantes as concebem como propostas ideais para a efetiva aprendizagem.
This study is related to a research theme called: University, Teaching and Teacher s Development and concerns the evaluation of the learning process. The goals that lead this research are linked to Teacher s Development, to the analysis of evaluation and to the different methodologies applied while evaluating; pointing out the relationship between teacher-student at this stage of the teaching-learning process. It was intended to identify the difficulties during the evaluation practice and to verify if the Professor s academic background interferes in the choices of his/her evaluation practice. The research took place at a private university in the state of São Paulo and two courses were involved - Accountancy and Pedagogy and both Professors and students roles were focused in this study. They participated in a semi-structured interview and pointed out their opinions about the evaluation process at a university level. It was seen that Professors and students presented considerations that diverge in some aspects and converge in others, in what refers to the object of this study. They also presented some innovative practices of evaluation as a part of the process in which they participate, but they attribute to the evaluation, in a broader perspective, aspects that are very precise and negative as a reflex of a whole academic life. The Professors, specifically, recognized that their choices for the evaluation practices are linked to their academic background in a very subtle way but very strongly when comparing to their conception of life and world. The results found suggest that the university sponsor different evaluation practices for Professors and students conceive them as ideal proposals for an effective learning process.
Palavras-chave
AvaliaçãoFormação de professores
Metodologia
Evaluation
Teacher s development
Methodology