Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLopes, Jairo de Araujo
dc.contributor.authorAlonso, Romildo
dc.date.accessioned2022-02-16T18:13:15Z
dc.date.available2022-02-16T18:13:15Z
dc.date.issued2003-12-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15385
dc.description.abstractEste trabalho está vinculado à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, e justifica-se pelo fato de os Projetos Pedagógicos das instituições de ensino superior serem, de uma maneira geral, bem elaborados, mas não seguidos dentro das propostas que os caracterizam. A falta de um grupo de apoio, o seu pleno conhecimento por parte dos professores e a não participação do corpo discente na sua elaboração têm sido os motivos pelos quais as atividades escolares não contemplam as diretrizes propostas para a consolidação do aprendizado. O objetivo desta pesquisa, que tem por locus a Fundação de Ensino Octávio Bastos FEOB Curso de Licenciatura em Matemática, é investigar as concepções de educação e de ensino dos professores formadores de professores, considerando o Projeto Pedagógico da Instituição, especialmente o do Curso de Matemática, as exigências legais e as pesquisas na área. Para coleta dos dados, utilizou-se primeiramente de um questionário composto por questões objetivas e, posteriormente, de entrevistas, ambos aplicados aos professores. A análise dos dados permitiu verificar distanciamentos e aproximações de suas concepções e práticas com o Projeto Pedagógico e com a literatura atual sobre formação de professores, assim como foi possível sugerir direcionamentos para a organização de um trabalho coletivo na FEOB, e particularmente no Curso de Licenciatura em Matemática, visando a modernização do curso dentro das exigências da sociedade considerando os desafios do século XXI. As contribuições desta pesquisa estão no fato de que as reflexões sobre os resultados obtidos possam nortear reflexões e procedimentos de mesma natureza em Instituições Superiores de formação de professores e similares.
dc.description.abstractThis paper is part of a research project called University, Teaching and Teacher Education, the reason for having chosen this subject being the fact that the Educational Projects usually are very well written, but not transferred into practice. This may be due to the lack of (1) a supporting team, (2) teachers knowledge about the Project and (3) participation of students in creating the Project. The aim of this investigation at the graduation course in Mathematics at Fundação de Ensino Octávio Bastos is to discover the educational and teaching concepts professed by the teachers of future mathematics teachers, based on the Educational Project, of the legal requirements and research in the area. A survey questionnaire with objective questions was used for collecting initial information; later on, interviews were held with the same teachers. Analysis of the data revealed distances and closeness of their concepts and praxis to the Educational Project and to the latest research on teacher education. It was suggested that collectively at FEOB, and especially at the Mathematics graduate course, efforts be made to modernize the course according to requirements of this new century. This research contributed to direct the same reflections and proceedings used here to similar graduate institutions for teacher training.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectprojeto pedagógico
dc.subjecteducação matemática
dc.subjectdiretrizes curriculares
dc.subjecteducational project
dc.subjectmathematics instruction
dc.subjectcurricular directions
dc.titleO Projeto Pedagógico de um Curso de Licenciatura em Matemática: avanços e perspectivas diante das pesquisas educacionais e das exigências legais
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes7512355624229245
puc.advisorLattes4244247989810231
puc.refereeKühl, José Carlos de Souza
puc.refereeAraujo, Elizabeth Adorno de
puc.refereeLattes4905266424159579
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples