dc.contributor.advisor | Machado, Vera Lúcia de Carvalho | |
dc.contributor.author | Gonzaga, Marta Leardini | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:13:39Z | |
dc.date.issued | 2009-12-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15397 | |
dc.description.abstract | Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o presente dos cursos de formação docente, analisando as políticas educacionais e o movimento dos educadores em prol da profissionalização do magistério. Resgatamos a docência como uma tarefa de humanização compartilhada, ressaltando no processo de ensino e aprendizagem a articulação das dimensões política, ética e técnica como fomentadora da formação docente crítico-transformadora, reconhecendo a riqueza da experiência que reside na prática de bons professores. Trabalhamos o conceito de competência na profissão docente e prática-reflexiva, reportando-nos às políticas atuais. Abordamos essa temática com a participação de vinte professores de três instituições privadas da Região Metropolitana de Campinas. Articulamos ao estudo teórico, as experiências dos docentes registradas em questionários e entrevistas. Concluímos que seria ingênuo pensar que com medidas e propostas simplistas e ações isoladas, dependendo apenas da vontade pessoal, conseguiríamos transformar situações problemáticas no campo da formação de professores. No entanto, consideramos o quanto se fez presente nos depoimentos dos docentes, a vontade de olhar para o processo de ensino e aprendizagem com a sensibilidade de romper com a demanda do ensino voltado exclusivamente para o mundo do trabalho. | |
dc.description.abstract | We argue in the present work, the challenges and possibilities lived deeply in the construction of the research and the option for the subject: formation of professors. We presented after that, a historical briefing collating the past and the present of the courses of teaching formation, analyzing the educational politics and the movement of the educators in favor of the professionalization of the teaching. We rescued the education as a task of humanizes share, standing out the process of education and learning the joint of the dimensions politics, ethics and technique to form the critical-transforming teaching formation, recognizing the wealth of the experience that inhabits in the practical of good professors. We worked the concept of ability in the teaching and practical-reflexive profession, reportin to the current politics. We approached this thematic with the participation of twenty professors of three private institutions of the Region Metropolitan of Campinas. We articulated to the theoretical study, the experiences of the professors registered in questionnaires and interviews. We concluded that would be ingenuous to think that with simplistic measures and proposals and isolated actions, depending only on the personal will, we would change problematic situations into the field of the formation of professors. However, we considered how much the will of looking to the process of education and learning with sensitivity to breach with the demand of the education related, exclusively, toward the world of the work was present in the professor s statements. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação de professores | |
dc.subject | políticas educacionais | |
dc.subject | dimensões política | |
dc.subject | ética e técnica | |
dc.subject | formation of professors | |
dc.subject | educational politics | |
dc.subject | politics | |
dc.subject | ethics | |
dc.subject | technique dimensions | |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos | |
dc.title.alternative | The process of education and learning at teaching formation course: a way of enchantments and disenchantments | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 2291356782462760 | |
puc.advisorLattes | 9375761445315596 | |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes | |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | |
puc.refereeLattes | 3883562938853685 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |