O papel da disciplina de filosofia nos cursos superiores de administração
Abrir arquivo
Título alternativo
The role of the suject philosophy in the administration college coursesAutor
Vieira, Sérgio Eduardo Fazanaro
Orientador
Castanho, Maria Eugênia de Lima e MontesData de publicação
06/12/2007Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição da Disciplina de Filosofia nos cursos superiores de Administração. O recorte dado ao estudo tem como objeto de análise uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado de São Paulo, que propaga qualidade de ensino diferenciada, formando, segundo os veículos de divulgação da própria Instituição, a elite profissional para o mercado de trabalho. O projeto analisa a função que a disciplina de Filosofia recebe ao ser inserida na grade curricular de um curso fora do universo puro da reflexão epistemológica, enfrentando os desafios da atividade prática e dinâmica da administração. A metodologia utilizada constitui-se de uma pesquisa qualitativa reunindo um estudo bibliográfico sobre o tema, aplicação de questionários semi-estruturados pertinentes à atuação docente e à visão discente frente à proposta pedagógica da instituição. Também se estuda que contribuição a disciplina em pauta dá à formação do profissional esperado. O estudo está focado na análise dos dados levantados a partir da proposta de um ensino de excelência, contextualizando o pensar filosófico, nas realidades contraditórias e desiguais do mercado e das políticas que regem as relações administrativas. This research aims to verify the contribution of Philosophy as a school subject to Administration college courses. The focus given to the study has as an object of analysis a College institution from the interior of the state of São Paulo, which propagates differed teaching quality, putting top professionals in the job market, according to the means of publishing of the institution itself. The project analyses the function that the subject Philosophy is given when inserted in the school curriculum of a course out of the plain universe of the epistemologic reflection, facing the challenges of practical and dynamic activity of the administrative quotidian. The methodology used consists of a qualitative investigation that gathers a bibliographical study on the theme, application of semistructured questionnaires pertinent to the teacher s performance and to the student s view before the pedagogic proposal of the institution. The present study is concentrated on the analysis of the collected data from the proposal of an excellence teaching, contextualizing the philosophical thinking in the conflicting and disparate realities of the market and policies ruling the administrative relationships.
Palavras-chave
Pensar filosóficoEnsino-aprendizagem
Docência
Philosophical thinking
Teaching-learning
Teaching.