Trajetória escolar de Letícia: uma adolescente com síndrome de Down
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Autor
Orientador
Machado, Vera Lúcia de CarvalhoData de publicação
02/02/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
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Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a trajetória escolar de Letícia, uma adolescente com síndrome de Down regularmente matriculada no ensino fundamental séries iniciais, de uma escola regular, particular, situada na Região Metropolitana de Campinas. A fundamentação teórica está baseada na perspectiva histórico-cultural. Esta visão contraria as concepções tradicionais de deficiência mental e apóia-se, especialmente, nas contribuições de Vygotsky, que construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a apropriação de conhecimentos pela interação do sujeito com a cultura. Como procedimento metodológico utilizei observação participante, registro de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Realizei entrevistas semi-estruturadas com Letícia, com seus pais e com profissionais e professores que atuam na escola em que Letícia estuda atualmente. Fiz observações na escola, durante o 2º semestre de 2007, nos meses de agosto a dezembro. Também realizei análise documental: desde o projeto pedagógico da escola, plano escolar, regimento escolar, material didático, atividades acadêmicas e avaliações realizadas pela aluna. Os resultados finais revelam que o fator biológico síndrome de Down não se constitui como determinante para a exclusão de trajetórias escolares. Faz-se necessário, também, à efetivação de políticas públicas voltadas à formação de professores; acesso aos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade e efetiva participação e mobilização social das pessoas com síndrome de Down.
This research has as objective to reflect on the school years of Letícia, a teenager with Down s syndrome, regularly registered in basic education initial grades, of a regular private school in the metropolitan area of Campinas. The theoretical basis is based on the historical-cultural perspective. This view opposes the traditional conceptions of mental deficiency and is supported, especially, in the contributions of Vygotsky, who built his theory basing on the individual development as a result of a social-historical process, focusing the role of the language and the learning in the development. The central question is the knowledge application through the person interaction with the culture. As methodological procedure I used participant observation, field record, documentary analysis and semi-structured interviews. I made semi-structured interviews with Letícia, her parents, professionals and teachers who work at the school she attends nowadays. I made some comments at the school from August to December, during the second term of 2007. I also made documentary analysis: since the school pedagogical project, school planning, its rules, didactic material, academic activities and tests, done by this student. The final results show that the biological factor Down s syndrome does not constitute as determinant for the exclusion of school trajectories. It is also necessary the effectiveness of public policies related to the training of teachers, the access to knowledge produced by humanity, effective participation and social mobilization of the people with Down s syndrome.
Palavras-chave
Síndrome de DownFormação de professores
Práticas pedagógicas
Down s syndrome
Formation of professors
Practical pedagogical