Avaliação e ensino médio: o caso de uma escola pública de Itupeva
Abrir arquivo
Título alternativo
Avaliation and High School: the case of a public school of ItupevaAutor
Orientador
Lopes, Doraci AlvesData de publicação
09/12/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa teve como objetivo investigar a realidade de uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio, no município de Itupeva, interior do Estado de São Paulo, com foco nas avaliações aplicadas aos alunos da terceira série do Ensino Médio. O Ensino Médio representa um período importante na educação de jovens, visa à preparação para o mercado de trabalho, ao ensino universitário e à formação do cidadão para a vida em sociedade. Porém tal importância tem sido questionada dadas as condições oferecidas pelas políticas públicas educacionais ao longo da história brasileira. O levantamento e análise das avaliações internas e externas que acontecem anualmente na Escola Estadual Padre José de Anchieta compreenderam um dos principais objetos desta pesquisa para conhecer os sujeitos envolvidos os alunos de terceira série nas avaliações da escola, tendo em vista a necessidade de se pensarem esses sujeitos como parte dos agentes capazes de transformá-la. O presente trabalho reflete até que ponto as avaliações são percebidas como relevantes para a Escola. O procedimento metodológico envolveu o levantamento de fontes primárias e a análise do material teórico e documental, bem como o estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Apesar da importância dada à avaliação pela Escola através de um sistema unificado, ela se apresenta centrada na nota, sendo classificatória, focando a promoção do aluno. Da mesma forma, as avaliações externas centralizam-se no desempenho individual do aluno, comprometendo, com seus resultados, a reflexão sobre a qualidade de ensino. Entretanto este tem sido o desafio dessa instituição escolar, o que contribui para se pensar um campo maior de conhecimento, que é a Educação de Ensino Médio público no Brasil.
The present work aimed to investigate the reality of a public school for an elementary and a high school, in Itupeva, a small town in Sao Paulo with a focus on tests applied to the high school third graders. High school represents an important period of youth, aims to prepare students for the labor market, for university education and citizens training for life in society. But such importance has been questioned given the conditions offered by public educational policies throughout Brazilian history. The survey and analysis of internal and external evaluations that occur annually in Escola Estadual Padre José de Anchieta understood one of the main objects of this survey to know the individuals involved - third grade students - the ratings of the school, bearing in mind the need to think about these subjects as part of the agents capable of transforming it. This work reflects the extent to which evaluations are perceived as relevant to School. The methodological approach involved the research of primary sources and the analysis of theoretical and documentary material, and the case study through a qualitative and quantitative approach. Despite the importance given to evaluation by the school through a unified system, it has centered on the grade, and qualifying, focusing on the promotion of the student. Similarly, external evaluations are centered on individual student performance, committing to results reflect on the quality of education. However, this has been the challenge of this educational institution, which helps to think a larger field of knowledge, which is the public High School Education in Brazil.
Palavras-chave
AvaliaçãoEnsino médio
Qualidade de ensino
Evaluation
High school
Education quality