Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Itamar Mendes da
dc.contributor.authorMoraes, Sandro Ricardo Coelho de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.available2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.issued2008-12-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15414
dc.description.abstractO presente trabalho de mestrado objetivou analisar processo de implementação de auto-avaliação institucional, numa perspectiva de aperfeiçoamento, em escola pública, de pequeno porte e de zona rural, da rede estadual de São Paulo. Para essa finalidade, além de bibliografia específica que ofereceu base teórico-metodológica, houve a consulta de documentos do estabelecimento de ensino, bem como a utilização de questionários que privilegiaram a ótica de 23 participantes, dos vários segmentos escolares (direção, professores, funcionários, pais e alunos), os quais explicitaram posições acerca do tema. No caso estudado, foram evidenciadas contribuições que a prática trouxe à instituição, como a valorização das vozes de seus sujeitos enquanto agentes transformadores da realidade, o desenvolvimento de uma avaliação capaz de proporcionar autoconhecimento à instituição e a criação de uma estrutura de participação que tende a se aperfeiçoar. Entretanto, verificaram-se limitações que permitiram dizer que a escola está num processo inicial de construção tanto de gestão democrática quanto de avaliação de aperfeiçoamento. Finalmente, este trabalho considerou que há espaço para tal tipo de avaliação na escola pública, desde que haja a real intenção de se valorizar a gestão democrática, capaz de promover um clima participativo e, conseqüentemente, o desenvolvimento de uma cultura avaliativa, que longe de mérito ou punição vise à revisão de práticas e à transformação cotidiana do estabelecimento de ensino e por que não? chegue a produzir reflexos nas próprias relações da comunidade.
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to analyze the implementation process of institutional self-evaluation, under an improvement perspective, in small public school, in a rural area, within São Paulo State. For this purpose, the specific bibliography offered theoretical and methodological basis. There was also the consultation of documents from the mentioned school and the use of questionnaires that privileged 23 respondents' points-of-view, of five different groups (direction board, teachers, technical staff, parents and students), that manifested their position concerning the theme. In the studied case, there was evidence of many contributions that the practice brought to the institution: the validation of participants‟ voices as reality transformers, the development of an evaluation methodology to enable self-knowledge and creation of a participative structure to lead to improvement. However, limitations were verified and allowed us to say that the school is in an initial process of construction of democratic administration and improvement evaluation. Finally, this work considered that there is space for this kind of evaluation at the public school, since there is real intention of valuing the democratic administration, able to promote a participation climate and, consequently, the development of an evaluation culture, that not focusing on merit or punishment seeks revision of practices and the daily transformation of the school and why not? gets to produce reflexes in the community's own relationships.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação institucional
dc.subjectauto-avaliação
dc.subjectgestão escolar
dc.subjectinstitutional evaluation
dc.subjectself-evaluation
dc.subjectschool administration
dc.titleAuto-avaliação institucional numa escola pública básica da rede estadual de São Paulo
dc.title.alternativeInstitutional self-evaluation in a basic public school of the state system of São Paulo
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2639991401256854
puc.advisorLattes2477851211882211
puc.refereeSordi, Mara Regina Lemes de
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeLattes6737123125852473
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


Arquivos deste item

Thumbnail

Este registro aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples