Poesia na sala de aula: um exercício ético e estético
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Título alternativo
Poetry in the classroom: an ethical and esthetic exerciseAutor
Orientador
Castanho, Maria Eugênia de Lima e MontesData de publicação
04/08/2008Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
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Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, mostra como a poesia tem sido trabalhada nas aulas de literatura do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada de ensino do estado de São Paulo e como os alunos-leitores contemporâneos têm recepcionado o texto poético. O interesse por esta pesquisa nasceu da experiência da professora-pesquisadora, que é amante da poesia e, portanto, compartilha leituras poéticas com os alunos, atentando para o estranhamento e para o encantamento que o texto poético é capaz de proporcionar nas dinâmicas em sala de aula. Buscaram-se, inicialmente, referenciais teóricos que justificassem a importância ética e estética de se ensinar arte, poesia e literatura erudita na escola; em seguida, uma reflexão histórica acerca das raízes da poesia na cultura ocidental greco-latina, bem como pesquisou-se o berço da relação poesia-educação na Antigüidade até o ingresso dessa tradição pedagógica em solo nacional. Ainda dentro de uma perspectiva histórica, foram assinalados momentos de ruptura que mudaram significativamente a história da leitura, do livro, da literatura e da concepção de poesia na educação, da Antigüidade à Idade Moderna. A partir de então, chegou-se à pesquisa empírica, cuja metodologia consistiu em entrevistas orais gravadas com docentes de língua portuguesa de ambas as redes de ensino do estado, a fim de investigar o que entendem como poético e como se constrói o ensino-aprendizagem da literatura através da poesia nas escolas onde lecionam, deparando-se, neste processo, com críticas e sugestões dos educadores. Analisou-se a voz dos professores em diálogo com autores da teoria literária e da educação para se concluir que a poesia, linguagem de reflexão, insubmissão e prazer, merece espaço privilegiado dentre os discursos escolares.
This study is part of the line of research of Pedagogical Practices and the Formation of the Educator. It shows how poetry has been worked into high school literature classes in public and private schools in the State of São Paulo and how contemporary student readers have accepted poetry texts. Interest in this research came from the teacher-researcher who, as a lover of poetry, shares poetic readings with her students and observes the surprise and enchantment that the poetic text can offer to dynamics in the classroom. Initially, theoretical references were sought that could justify the importance of ethics and esthetics for teaching art, poetry and erudite literature in the schools; this was followed by an historical reflection about the roots of poetry in the Greco-Latin tradition, as well as studying the nascent relation between poetry and education in ancient times until the arrival of this pedagogical tradition in national soil. Also, according to an historical perspective, certain moments were pointed out concerning significant changes in the history of reading, books, literature and the concept of poetry in education from ancient times to the modern era. Afterwards, empirical research was done using the methodology of taped oral interviews with teachers of Portuguese in both types of schools in the State. The purpose was to investigate what they understand as poetic and how to create teaching-learning of literature through poetry in the schools where they teach, which led to running into criticism and suggestions from the educators. The voice of the teachers was analyzed in dialogues with authors of educational theory and education. The conclusion was that poetry, reflection on language, non-submission and pleasure deserve privileged space in school discourse.
Palavras-chave
LiteraturaDocência
Poesia na educação
Literature
Teaching
Poetry in education