Avaliação institucional na educação infantil: limites e possibilidades
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Título alternativo
Institucional evaluation in the infantile education: limits and possibilitiesAutor
Orientador
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira deData de publicação
17/03/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Este trabalho trata da Avaliação Institucional na Educação Infantil. Tem por objetivo analisar o processo de implantação de uma experiência de Avaliação Institucional vivenciada por uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Campinas, São Paulo. O que justifica a necessidade desta pesquisa é conhecer, entre as escolas de Educação Infantil do referido município, o processo de implantação da Avaliação Institucional vivenciado por uma delas, identificando quais os limites e as possibilidades que envolveram o desenvolvimento de tal processo, visto que se trata de um assunto pouco explorado neste nível de ensino. A metodologia adotada pautou-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como estratégia de pesquisa a realização de um estudo de caso na referida instituição e os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a realização de entrevista semiestruturada com perguntas abertas aos sujeitos envolvidos no processo (direção, professores, funcionários e pais) e a análise documental, na qual analisamos o Projeto Político-Pedagógico da escola e outros registros encontrados sobre o processo de implantação da Avaliação Institucional. Os dados coletados foram analisados com base em uma visão histórico-crítica de educação, evidenciando o processo de Avaliação Institucional realizado em uma instituição de Educação Infantil adaptado a sua realidade e dentro de suas limitações. A relevância desta pesquisa situa-se na possibilidade de contribuir com as discussões sobre a Avaliação Institucional ao nível da Educação Infantil na perspectiva de melhor compreensão deste processo.
This work deals with the Institucional Evaluation in the Infantile Education. It has for objective to analyze the process of implantation of an experience of Institucional Evaluation lived deeply by a Municipal School of Infantile Education in the city of Campinas, São Paulo. What it justifies the necessity of this research is to know, enters the schools of Infantile Education of the related city, the process of implantation of the Institucional Evaluation lived deeply by one of them, identifying to which the limits and the possibilities that had involved the development of such process, since it is about a subject little explored in this level of education. The adopted methodology was pautou in a qualitative boarding of inquiry, having as research strategy the accomplishment of a study of case in the related institution and the instruments used for the collection of data had been: the accomplishment of interview half-structuralized with open questions to the involved citizens in the process (direction, professors, employees and parents) and the documentary analysis, in which we analyze the Politician-Pedagogical Project of the school and other registers found on the process of implantation of the Institucional Evaluation. The collected data had been analyzed on the basis of a description-critical vision of education, evidencing the carried through process of Institucional Evaluation in an institution of Infantile Education adapted its reality inside of its limitations. The relevance of this research is placed in the possibility to contribute with the quarrels on the Institucional Evaluation to the level of the Infantile Education in the perspective of better understanding of this process.
Palavras-chave
AvaliaçãoAvaliação institucional
Educação infantil
Gestão democrática escolar
Evaluation
Institucional evaluation
Infantile education
Pertaining to school democratic management