dc.contributor.advisor | Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes | |
dc.contributor.author | Santos, Jurandir dos | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:14:26Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:14:26Z | |
dc.date.issued | 2005-11-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15424 | |
dc.description.abstract | Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos profissionalizantes, ministrados pelo Senac São Paulo, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) , nº 9394 de 1996. O texto apresenta breve histórico da educação no Brasil, focando a educação profissional e a criação do Senac. São discutidas as práticas e o perfil da formação docente, os critérios de ensino de boa qualidade, o desenvolvimento de competências e as diferentes concepções de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida no ano 2005 e teve como sujeitos 14 docentes de diferentes áreas de educação profissional de nível técnico. A coleta de dados fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicações de questionários, com questões abertas e semi-abertas e foram direcionadas, respectivamente, à caracterização dos sujeitos e de seus conhecimentos e práticas docentes. A análise nos revela que os principais problemas enfrentados pelos professores na avaliação da aprendizagem estão centralizados na ausência de capacitação pedagógica, no excesso de trabalho em diversas instituições e na reduzida carga horária destinada às praticas pedagógicas da instituição. | |
dc.description.abstract | This study is inserted in the research line University, Docency and Formation of Teachers and it is going to investigate, to know and to describe the experiences and practical evaluatives and the possible changes resulting in the learning evaluation in the profissionalizing technical courses , administered by Senac São Paulo, starting from the implementation of the Law of Guidelines and Bases (LDB), no. 9394 of 1996. The text presents a brief historical of the professional education in Brazil, focused on the professional education and the creation of Senac. The practices and the profile of the educational formation, the approaches of good quality teaching, the development of competences and the different evaluation conceptions are discussed. The research was developed in the year 2005 and had as analyzed, 14 teachers from different areas of professional education of technical level. The collection of data was based in the approaching qualitative, with applications of questionnaires, with open and half-open subjects and they were addressed respectively to the characterization of the teachers and their knowledge and educational practices. The analysis reveals us that the main problems faced by the teachers in the learning evaluation are centralized in the absence of pedagogic training, in the work excess in several institutions and in the reduced hourly load destined to the pedagogic practice of the institution. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação de professores | |
dc.subject | avaliação da aprendizagem | |
dc.subject | desenvolvimento de competência | |
dc.subject | educação profissional | |
dc.subject | formation of teachers | |
dc.subject | learning evaluation | |
dc.subject | development of competence | |
dc.subject | professional education | |
dc.title | Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP | |
dc.title.alternative | Evaluation in professional education: SENAC/SP experience | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 9179803283558914 | |
puc.advisorLattes | 3883562938853685 | |
puc.referee | Rios, Terezinha Azerêdo | |
puc.referee | Camargo, Dulce Maria Pompêo de | |
puc.refereeLattes | 4833207223427050 | |
puc.refereeLattes | 5573826378717700 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |