O olhar docente para a educação física contemporânea: concepções e práticas pedagógicas
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The teacher s view of the contemporary physical education: conceptions e pedagogycal practicesAutor
Orientador
Tassoni, Elvira Cristina MartinsData de publicação
17/02/2012Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Esta pesquisa tem como questão central investigar de que maneira as mudanças ocorridas na área da educação física vêm marcando a concepção do professor e a sua prática pedagógica. Historicamente a ênfase no corpo esteve relacionada a planos inferiores, menos valorizados. Por outro lado, o intelecto a planos, qualitativamente, superiores. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 observa-se um avanço para a educação física, que passa a ser considerada um componente curricular como os demais, deixando de ser uma atividade extracurricular. Diante deste cenário, destaca-se que a educação física passou por importantes mudanças, que marcaram as práticas pedagógicas, influenciando a forma como professores concebem a área e sua prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma investigação de campo, com quatro professores de educação física do ensino público com tempo de formado e de docência diferentes. Os dados foram coletados por meio de entrevistas recorrentes, envolvendo grande interação entre pesquisador e sujeitos. Este procedimento baseia-se em algumas etapas de entrevistas e transcrições com a categorização dos dados após cada uma delas. Os sujeitos participam ativamente completando, alterando e esclarecendo informações. Os resultados possibilitaram identificar que as mudanças ocorridas na área da Educação física, na visão dos docentes investigados, influenciam desde os aspectos relacionados à formação inicial, passando pelas condições de trabalho na escola e pela forma de organizar a prática pedagógica, bem como influenciam na valorização tanto da área como do próprio docente.
This research has as a central point of investigation how the changes occurred in the physical education area have been changing the teacher conception and his pedagogical practice. Historically, the enphasis on the body had been related to inferior and less valorized topics while intelectual subjects had been considered superior. With the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional , from 1996, people can see an educational advance for the physical education, which is now considered a curricular component, as the other subjects, it s not seen as an extracurricular subject anymore. Inside this new conception, the phisical education has been through important changes which have influenced the pedagogical practices and the way teachers see the area ant its practice. This is a qualitative research, with field investigation, interviewing four public physical education teachers who have different years of experience in the area. Dates were colected through interviews, evolving a great interaction among researcher and teachers. This procedure is based on some steps, recurrent interviews and transcriptions and the categorization of the dates after each of them. The subjects participate completing, changing and explaining information. The results allowed us to realize that the changes occurred in the physical education area, in the view of the interviewed teachers, can influence students in their initial formation, going through the workplace conditions and the way pedagogical practice is organized, as well as that they can influence the valorization of the subject and its teacher.
Palavras-chave
Práticas pedagógicasFormação do educador
Educação física
Entrevistas recorrentes
The pedagogical practices
Teacher formation
Physical education
Recurrent interviews