A atividade lúdica nas práticas pedagógicas dos ingressantes no ensino fundamental: análises das aulas de educação física
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daData de publicação
11/06/2013Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Com esta pesquisa buscou-se conhecer experiências de brincadeiras no 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de Campinas-SP. A partir de análises sobre a promulgação da lei 11.274/06, que determina a obrigatoriedade de matrícula das crianças de seis anos no ensino fundamental, e das diretrizes oficiais publicadas pelo Ministério da Educação que indicam a importância e urgência de se construir um novo currículo para os primeiros anos do novo ensino fundamental (do qual as brincadeiras devem fazer parte), trabalhos investigativos têm evidenciado mínima presença da atividade lúdica no cotidiano das crianças ingressantes. Entretanto, as pesquisas realizadas têm focalizado, prioritariamente, as salas de aula e deixado a descoberto outros espaços e tempos que também compõem a rotina escolar. Com a presente pesquisa pretendeu-se contribuir para preencher esta lacuna; para isso, investigou-se a ocorrência de experiências de atividades lúdicas com ingressantes do primeiro ano do novo Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física, buscando atingir os seguintes objetivos: (i) identificar se e como ocorrem episódios de atividade lúdica; (ii) em caso positivo de ocorrência, identificar, dentre as diferentes modalidades de brincadeiras, se as práticas pedagógicas privilegiam alguma(s) dela(s). A fundamentação teórica de nosso estudo encontra-se na abordagem Histórico-cultural, especificamente a partir dos trabalhos de L. S. Vigotski, A. N. Leontiev e D. B. Elkonin, com especial interesse nas proposições desses autores sobre a brincadeira e a mediação pedagógica. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida por meio de observação participante em aulas da disciplina focalizada, ao longo do segundo semestre de 2011, e de entrevista semi-estruturada realizada com a professora. Além disso, foram feitas pesquisas de revisão bibliográfica buscando localizar dissertações e teses que tenham investigado o novo Ensino Fundamental e pesquisa documental nos documentos oficiais do Ministério da Educação que se referiam a questões da ampliação do ensino. Na análise dos registros da observação, identificou-se a ocorrência de várias brincadeiras, porém desenvolvidas por iniciativa das crianças e não autorizadas pela professora, representando um contraponto à prevalência de testes de habilidades motoras nas práticas pedagógicas. Em termos de modalidades de brincadeiras, registraram-se mais frequentemente jogos de regras e de exercícios, sendo raras as brincadeiras de faz-de-conta. Propõe-se, face aos resultados encontrados, uma discussão acerca do papel da formação do professor para incorporação ou não de práticas pedagógicas que contemplem uma diversidade de atividades visando ao desenvolvimento psicológico das crianças em múltiplos aspectos.
This research aimed to investigate the experiences of play in the 1st year of elementary school in a school in Campinas-SP. From analysis of the enactment of the law 11.274/06, determining the mandatory enrollment of children of six years in elementary school and official guidelines published by the Ministry of Education that indicate the importance and urgency of building a new curriculum for the first years of the new elementary school (which the play should be part), investigative works have shown minimal presence of playful activities in children freshmen daily. However, the studies conducted have focused, primarily, classrooms and left uncovered other spaces and times which also make up the school routine. With this research was intended to help fill this gap, and for that, we investigated the occurrence of experiences of playful activities with freshmen of the first year of the new elementary school in physical education classes, seeking to achieve the following objectives: (i) whether and how there are episodes of playful activity, (ii) if positive occurrence, identify among the different modes of play, if any teaching practices emphasize some of it. The theoretical basis of our study lies in the Historical-cultural approach, specifically from the works of L. S. Vygotsky, A. N. Leontiev and D. B. Elkonin, with special interest in the proposals of these authors on the play and pedagogical mediation. The research is qualitative and was developed through participant observation in lessons of focused discipline, during the second half of 2011 and a semi-structured interview with the teacher. In addition, was conducted a research of literature review seeking to locate dissertations and theses that have investigated the new elementary school and documentary research in the official documents of the Ministry of Education that related to issues of expansion of education. In the analysis of the observation records identified the occurrence of several games going on, but developed through the initiative of children and unauthorized by the teacher, representing a counterpoint to prevalence of tests of motor skills in the teaching practices. In terms of modes of play, were recorded more often, games of rules and of exercises, with rare make-believe games. It is proposed that, given the results, a discussion about the role of teacher to incorporate or not the pedagogical practices that include a variety of activities aimed at the psychological development of children in many aspects.
Palavras-chave
BrincadeiraEnsino fundamental de nove anos
Educação física
Play
School for nine years
Physical education