dc.contributor.advisor | Camargo, Dulce Maria Pompêo de | |
dc.contributor.author | Chaddad, Flávio Roberto | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:15:13Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:15:13Z | |
dc.date.issued | 2004-10-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15465 | |
dc.description.abstract | Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado. | |
dc.description.abstract | This study follows the line of research "University, Teaching and Education of Teachers". Because of the environmental degradation in which the world finds itself, there are many discussions that point to environmental education as one of the ways to revert this scene. Proposals of courses and projects for environmental education are multiplying as a means of teaching alternative pedagogical procedures and practices for creating a new environmental attitude. The objective of this study was to evaluate the change in values and behavior of a group of teachers that took a course specializing in the Education of Environmental Educators given at a university in the state of São Paulo during 2002. Data, collected by means of a semi-structured questionnaire, was interpreted according to presuppositions of the analysis of content. Two categories were defined "a priori": the environment and environmental education, and the education of the teacher/researcher. We were able to show that there was a change in concepts of environment and environmental education, respectively, in six of the eight teachers interviewed. Regarding the education of teacher/researchers, six of them said they had experienced a change of concept in their pedagogical practices, but only three changed their behavior. Regarding the means to promote environmental education, six teachers indicated the involvement of the practice of participative-research-action that was used during the course. Keywords: Environmental Education; Continued. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | educação ambiental | |
dc.subject | formação continuada | |
dc.subject | pesquisa-ação-participativa | |
dc.subject | formação do educador ambiental | |
dc.subject | environmental education | |
dc.subject | continued education | |
dc.subject | participative-research-action | |
dc.subject | education of the environmental educator | |
dc.title | Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental | |
dc.title.alternative | Continued education: development of an environmental education project | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
puc.advisorLattes | 5573826378717700 | |
puc.referee | Castanho, Sérgio Eduardo Montes | |
puc.referee | Seixas, Sonia Regina da Cal | |
puc.refereeLattes | 0568250454101283 | |
puc.refereeLattes | 4762940910820774 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |