O coordenador pedagógico como mediador de práxis docente em escolas de educação e de tempo integral
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Machado, Vera Lúcia de CarvalhoData de publicação
15/02/2013Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este estudo objetiva apresentar a pesquisa sobre o trabalho do coordenador pedagógico como mediador da práxis docente em escolas municipais de educação e de tempo integral em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A relevância dessa pesquisa encontra sua gênese no âmbito das reflexões e discussões acerca da identidade desse importante profissional escolar em um contexto tão específico quanto o de educação e de tempo integral. Para o estudo, objetivou-se especificamente: i) conhecer e analisar o projeto de educação integral em tempo integral e compreender o seu processo de implantação nas escolas do sistema de ensino municipal de Indaiatuba/SP; ii) conhecer e analisar a documentação que embasa o trabalho pedagógico nesses contextos; iii) entender a atuação do coordenador pedagógico sob a perspectiva da mediação da práxis docente e iv) compreender a mediação da práxis docente na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. A metodologia qualitativa adotada pela pesquisa foi o estudo de caso, por focar um aspecto recorrente e presente nos três contextos pesquisados. A pesquisa de campo envolveu a observação participante na rotina de trabalho desses profissionais, bem como a entrevista semiestruturada com cada um. Os estudos bibliográficos realizados mostram que esse recorte temático requer amplitude e discussão, dando ênfase à reflexão acerca da identidade e da práxis dos profissionais que compõem a equipe gestora em escolas de educação e de tempo integral. O resgate das experiências já vivenciadas na história da educação brasileira e também das perspectivas teóricas que já tomaram para si esse modelo faz-se importante para a contextualização e compreensão das realidades pesquisadas. Por certo, o coordenador pedagógico, como um dos principais atores do contexto educacional, tem papel decisivo na implantação de escolas de educação e de tempo integral. Entretanto, para isso, ele precisa ser conhecedor dos pressupostos que balizam a proposta, bem como compreender os limites e as possibilidades que a realidade apresenta, como condições fundamentais para prováveis mudanças que possam ser trazidas por essa política. Compreendeu-se, por meio dos dados coletados ao longo do caminho percorrido, que as professoras coordenadoras sujeitos deste estudo se identificam com o papel de mediadoras da práxis docente, porém, sentem-se que suas ações são limitadas por alguns fatores, tais como: pouco tempo de experiência na função de professoras coordenadoras e também nas escolas de educação e de tempo integral; existência de Proposta Político Pedagógica insuficiente para esse modelo educacional em específico; rotina repleta de emergências impeditivas de uma práxis que construa o processo de ensino e de aprendizagem baseado na formação integral das novas gerações. Esta pesquisa mostra a necessidade de se construir um conhecimento direcionado aos contextos representativos do modelo de educação e de tempo integral, refletindo acerca do papel de seus gestores, coordenadores e professores tendo como baliza o documento que estrutura o sistema educacional como um todo: a Proposta Político Pedagógica exclusiva para esse modelo.
This study aims to present research about the work of the pedagogical coordinator as a mediator of teacher s practice in schools of an integral education and a full-time school, located in a city in the state of São Paulo. The relevance of this research finds its genesis in discussions and debates about the identity of this important school professional inside a specific context as the one with an integral education and a full-time school. For this study, specifically aimed to: i) understand and analyze the design of integral education in a full time and understand its implantation process in municipal schools representative of this model; ii) understand and analyze the design of integral education a full time and understand its implementation process in municipal schools of the educational municipal system in Indaiatuba/SP; iii) understand the performance of the pedagogical coordinator from the perspective of the mediation for the teacher s practice iv) understand the mediation of teacher practice from the perspective of the pedagogical coordinators. The qualitative methodology adopted for this research was the case study, by focusing on a recurrent aspect present in all the three studied contexts. The research involved participant observation in the routine work of the professionals as well as semistructured interviews with each one. Bibliographic studies performed show that this theme requires amplitude and discussion, emphasizing reflection about the identity and the practice of the professionals who make up the management team in schools of an integral education and a full-time school. The rescue of the experiences already experienced in the history of Brazilian education and also the theoretical perspectives that already took to them this model it is important to contextualize and understand the realities surveyed. Certainly, the pedagogical coordinator, as one of the main actors of the educational context, has a decisive performance in the implementation of schools of an integral education and a full-time school. However, for this, it needs to be connoisseur of the assumptions that underlie the proposal, as well as understanding the limitations and the possibilities that each reality presents, as fundamental conditions for probable changes that may be brought by this policy. It was understood, through data collected along the path, that teachers coordinators - study subjects - identify with the role of mediators of teacher practice, however, feel that their actions are limited by some factors, such as : little time experience in the role of coordinators teachers in schools of an integral education and a full-time; existence of an insufficient Political Proposal Pedagogical for this educational model in particular; routine emergencies hampers the practice that builds the process of teaching and learning based on the integral formation of the new generations. This research shows the need to build a knowledge driven model representing the contexts of an integral education and a full-time school, reflecting on the role of their managers, coordinators and teachers having as goal the document that structures the educational system as a whole: the Proposal Political Pedagogical exclusive to this model.
Palavras-chave
Coordenador pedagógicoMediação
Educação integral
Práxis docente
Pedagogical coordinator
Mediation
Integral education
Teacher's practice