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dc.contributor.advisorPires, André
dc.contributor.authorSantos, Lineu
dc.date.accessioned2022-02-16T18:15:59Z
dc.date.available2022-02-16T18:15:59Z
dc.date.issued2017-02-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15512
dc.description.abstractConsiderando que existem inúmeras discussões acerca do Programa de transferência de Renda Bolsa Família e de suas condicionalidades, principalmente no que se refere à capacidade de a frequência escolar romper com o chamado ciclo intergeracional da pobreza, esta pesquisa se propõe a analisar se existem ou não práticas pedagógicas adotadas relacionadas especificamente aos beneficiários do Programa Bolsa Família, a partir do ponto de vista da equipe gestora de 4 (quatro) escolas municipais de Campinas – SP, localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social de acordo com o mapa da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), e que atingiram os índices projetados de avaliação de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2013. A pesquisa visou, também, analisar o grau de conhecimento dos gestores das escolas em relação ao Programa Bolsa Família. Como procedimento de pesquisa, utilizamos entrevistas semiestruturadas com seis gestores no intuito de analisar suas concepções e seus conhecimentos em relação ao Programa, assim como identificar as práticas pedagógicas adotadas nestes espaços em que estudam os filhos dos beneficiários do Programa. Como resultados, não identificamos no discurso dos(as) entrevistados(as) práticas voltadas especificamente a este público, porém identificamos outras práticas adotadas nestes espaços e as classificamos quanto a sua amplitude, participação da família, quanto às necessidades atendidas, quanto ao método utilizado e quanto ao público atendido. Percebemos que existem esforços por parte da equipe gestora no que se refere ao envolvimento da família e da comunidade na aprendizagem, assim como um esforço na utilização de métodos a fim de que o conhecimento faça sentido para o aluno, identificamos, também, que os gestores têm um bom conhecimento em relação ao Programa Bolsa Família, principalmente no que se refere à condicionalidade de frequência escolar, mas que não acreditam no potencial dessa condicionalidade para o rompimento com a pobreza em longo prazo.
dc.description.abstractWhereas there are discussion on the income transfer of Bolsa Família Program, and their conditionalities, mainly regarding to the capacity of the school frequency to break the so called poverty inter-managerial cycle, this research proposes to analyse whether or not there are adopted pedagogical practices specifically related to the benefits of the Bolsa Família Program from the point of view of the management team of four (4) municipal schools in Campinas - SP, located in regions of greater social vulnerability according to the SEADE Foundation - Sistema Estadual de Análise de Dados, and have achived the projected valuation ratios according to the Basic Education Development Index - IDEB, in the year of 2013. The research also aimed to analyse the degree of knowledge of managers in relation to the Bolsa Família Program. As a research procedure using semistructured interviews with six (6) managers, in order to analyze their conceptions and knowledge regarding the Program, as well as to indentify the adopted pedagogical practices in these spaces, where the beneficiaries' children of the Program study. As a result, we did not identify in the interviewees' discourse, practices specifically aimed at this public, but we identify other practices adopted in these spaces and classify them as to their ampleness, family participation, as well as the needs met,as to the method used and the public attended, we realize then, that there are efforts on the part of the management team, regarding the involvement of the family and community in the learning as well as an effort in the use of methods in order that the knowledge makes sense for the student, we also identified that the managers have a knowledge in relation to the Bolsa Família Program, mainly regarding the school attendance conditionality, but who do not believe in the potencial of such conditionality in the long-term porvety disruption
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação
dc.subjectPrograma Bolsa Família
dc.subjectPráticas Pedagógicas.
dc.subjectEducation
dc.subjectBolsa Família
dc.subjectPedagogical Practices.
dc.titlePráticas pedagógicas relacionadas aos beneficiários do Programa Bolsa Família: um estudo em escolas municipais de Campinas (SP) situadas em regiões de maior vulnerabilidade social que atingiram o IDEB projetado para 2013
dc.title.alternativePedagogical pratices related to the beneficiaries of the Bolsa Família Program: a study in municipal schools in Campinas located in regions of greater social vulnerability that reached the IDEB designed for 2013
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9432055898244874
puc.advisorLattes2489697740513029
puc.refereeRios, Monica Piccione Gomes
puc.refereeOsti, Andreia
puc.refereeLattes8794565484100151
puc.refereeLattes5060520291120371
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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