dc.contributor.advisor | Mendonça, Samuel | |
dc.contributor.author | Gotierra, Andressa | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:15:59Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:15:59Z | |
dc.date.issued | 2017-02-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15516 | |
dc.description.abstract | A pesquisa investigou concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos de quinze universidades brasileiras, três de cada região do país, uma particular, uma federal e uma estadual. A seleção dos cursos considerou aqueles que obtiveram maior nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), durante os anos de 2005, 2008 e 2011. De forma tácita, considerou-se relevante e rigorosa a avaliação do Enade, por isto, supôs-se a qualidade implícita dos referidos cursos. Se a Filosofia é importante e a legislação educacional fundamenta esta asserção, desde a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 ou as Resoluções do Conselho Nacional de Educação/CP, de número 1 e 2, de julho de 2015, respectivamente, o problema da pesquisa consistiu na pergunta: que concepções de Filosofia os cursos de Pedagogia das universidades brasileiras assumem como base de seus Projetos Pedagógicos de Curso? O objetivo da pesquisa consistiu no exame dos Projetos das quinze instituições selecionadas, no sentido de esclarecer as concepções filosóficas explícitas ou tácitas presentes neles. Para isso, houve busca documental nos portais das universidades e procedeu-se à análise das propostas pedagógicas. O material selecionado foi lido e categorizado nos seguintes termos: (i) Filosofia e formação crítica; (ii) Formação dialética do professor; (iii) Filosofia e formação para a autonomia. As categorias foram construídas à luz de clássicos do pensamento pedagógico, Marx e Dewey, bases epistemológicas comuns aos cursos estudados. Os resultados apontaram que os cursos assumem concepções críticas filosóficas em suas matrizes curriculares, no sentido de consolidar uma formação para a transformação social. A presença da Filosofia nos cursos não se reduz à dimensão legal, mas, configura uma concepção de formação que aponta para o perfil do estudante que deseja construir-se, isto é, um professor rigoroso em sua formação, que tenha capacidade de compreender as forças dialéticas da formação docente e das políticas educacionais. Do ponto de vista da estrutura curricular dos cursos, todos contemplam a Filosofia como disciplina, seja a geral ou a Filosofia da Educação. Os conteúdos dos planos curriculares apresentaram clássicos do pensamento filosófico, mas, muitos comentadores. Portanto, pode-se depreender das análises documentais que, sobretudo, as disciplinas relacionadas à filosofia, na tentativa de apresentar diferentes perspectivas filosóficas usaram fundamentações teóricas por meio de manuais didáticos, tornando superficiais as perspectivas que objetivaram apresentar. Além desses manuais, foi percebida também a presença de autores que defendem a perspectiva histórico crítica como sustentação dos cursos, embora os projetos apontassem para perspectiva plural de formação. Evidenciou-se, portanto, que as concepções filosóficas oriundas da perspectiva histórico crítica têm muita influência sobre os cursos de Pedagogia analisados, entretanto, a necessidade em rever os Projetos Pedagógicos se faz necessária, pois na medida que objetivam uma formação crítica e consciente é necessário antes que se proporcione conhecimentos teóricos outros que possibilitem ao professor autonomia na tomada de decisão sobre sua própria prática. | |
dc.description.abstract | The research investigated conceptions of Philosophy in courses of Pedagogy in Brazil, from Political Pedagogical Projects of fifteen Brazilian universities, three from each region of the country, one private, one federal and one state. The selection of the courses considered those who obtained the highest mark in the National Student Performance Examination (Enade), during the years of 2005, 2008 and 2011. Tacitly, the evaluation of Enade was considered relevant and rigorous. The implicit quality of those courses. If the Philosophy is important and the educational legislation bases this assertion, from the Law of Directives and Bases nº 9394/96 or the Resolutions of the National Council of Education / CP, of number 1 and 2, of July of 2015, respectively, the problem Of the research consisted of the question: what conceptions of Philosophy of the courses of Pedagogy of the Brazilian universities attributes as the basis of their Pedagogical Projects of Course? The objective of the research consisted in examining the Projects of the fifteen selected institutions, in order to clarify the explicit or implicit philosophical conceptions present in them. For this, there was a documentary search in the portals of the universities and the pedagogical proposals were analyzed. The selected material was read and categorized in the following terms: (i) Philosophy and critical formation; (Ii) Teacher dialectic formation; (Iii) Philosophy and training for autonomy. The categories were constructed in the light of classics of pedagogical thought, Marx and Dewey, epistemological bases common to the courses studied. The results pointed out that the courses assume critical philosophical conceptions in their curricular matrices, in the sense of consolidating a formation for the social transformation. The presence of Philosophy in the courses is not limited to the legal dimension, but, it configures a conception of formation that points to the profile of the student who wishes to construct himself, that is, a rigorous teacher in his formation, who has the capacity to understand the forces Of teacher education and educational policies. From the point of view of the curricular structure of the courses, all contemplate Philosophy as a discipline, be it the general or the Philosophy of Education. The contents of curricula presented classic philosophical thought, but many commentators. Therefore, it can be deduced from the documentary analyzes that, above all, the disciplines related to philosophy, in the attempt to present different philosophical perspectives, used theoretical foundations through didactic manuals, making superficial the perspectives that they intended to present. In addition to these manuals, it was also noticed the presence of authors who defend the critical historical perspective as support of the courses, although the projects pointed to a plural perspective of formation. Therefore, it was evident that the philosophical conceptions originating from the critical historical perspective have a great influence on the pedagogical courses analyzed, however, the need to review the Pedagogical Projects is necessary, since to the extent that they aim at a critical and conscious formation it is necessary Before other theoretical knowledge is provided that allow the teacher autonomy in making decisions about his or her own practice. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Pedagogia | |
dc.subject | Filosofia | |
dc.subject | concepções filosóficas. | |
dc.subject | Pedagogy | |
dc.subject | Philosophy | |
dc.subject | philosophical conceptions. | |
dc.title | Concepções de filosofia em cursos de pedagogia: análise de projetos pedagógicos | |
dc.title.alternative | Conceptions of Philosophy in courses of Pedagogy: analysis of Pedagogical Projects | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 6346476454651265 | |
puc.advisorLattes | 6369572439782922 | |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.referee | Dalbosco, Cláudio Almir | |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | |
puc.refereeLattes | 1671875455751185 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |