Afetividade e a escolha profissional no ensino médio
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Affectivity and professional choice in high schoolAutor
Orientador
Tassoni, Elvira Cristina MartinsData de publicação
25/02/2021Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar os indícios relacionados aos modos de afetar de professores e da família percebidos por alunos do 3o ano do Ensino Médio em seus processos de escolha profissional. Assim, a questão problema que norteou o estudo foi: De que forma as ações da família e da escola afetam a escolha profissional de alunos do 3o ano do Ensino Médio? Assumimos as contribuições do Materialismo Histórico-Dialético no que se refere à superação da dicotomia quantitativo/qualitativo, possibilitando uma compreensão mais ampla do objeto de estudo. Utilizamos como instrumento de produção do material empírico o questionário, que foi aplicado com alunos matriculados no 3o ano do Ensino Médio, em 10 escolas localizadas em quatro cidades da Região Metropolitana de Campinas (SP), sendo sete instituições estaduais e três particulares. Após a aplicação dos questionários, foi realizada a tabulação dos dados, o que possibilitou a elaboração de análises buscando compreender os elementos que perpassam a visão dos alunos a respeito do seu processo de escolha profissional, suas motivações e as formas de participação dos professores e da família em tal processo. Para a proposta de análise, foram construídos eixos de análise, a priori, baseados nos estudos da revisão de literatura, que contribuíram para a discussão do material empírico produzido. No desenvolvimento de cada eixo, foram elaboradas temáticas para a interpretação e discussão dos resultados encontrados. O contexto escolar, em especial a relação com os professores, e o contexto familiar são mobilizadores de afetos que influenciam o processo de escolha profissional dos estudantes. São destacadas diversas experiências nesses dois ambientes relacionadas a âmbitos agradáveis e desagradáveis que afetam as construções que os alunos fazem a respeito das possibilidades de escolha. No contexto escolar, são evidenciadas, predominantemente, experiências agradáveis destacando o apoio, as formas de ensinar e o domínio das disciplinas pelos docentes. Em relação à família, encontramos a ajuda, o apoio, a pressão, a contribuição financeira e a relação que os próprios familiares desenvolvem com suas carreiras como alguns dos fatores que afetam esse processo de escolha profissional. Foi possível concluir que os professores afetam essa decisão em vários âmbitos: no campo do conhecimento, ou seja, as relações com as disciplinas que podem promover a aproximação ou afastamento do aluno com o objeto de conhecimento; na promoção do autoconhecimento de cada estudante, contribuindo na compreensão de desejos e afinidades; e também no campo do apoio e encorajamento fortalecendo a escolha. A família também afeta no âmbito do apoio e incentivo. Além disso, as expectativas e as relações que os familiares estabelecem com as suas profissões afetam as elaborações feitas pelos adolescentes a respeito das possibilidades de escolha.
This research aimed to investigate the evidence related to the ways of affecting teachers and family perceived by students of the 3rd year of high school in their professional choice processes. Thus, the problem question that guided the study was: How do the actions of the family and the school affect the professional choice of students in the 3rd year of high school? We assume the contributions of Historical-Dialectical Materialism with regard to overcoming the quantitative / qualitative dichotomy, allowing a broader understanding of the object of study. We used the questionnaire as a tool for producing the empirical material, which was applied to students enrolled in the 3rd year of high school, in 10 schools located in four cities in the Metropolitan Region of Campinas (SP), with seven public institutions and three private ones. After the application of the questionnaires, the data were tabulated, which enabled the development of analyzes seeking to understand the elements that permeate the students' view of their professional choice process, their motivations and the ways of participation of teachers and family in such process. For the proposed analysis, axes of analysis were built, a priori, based on studies carried out in the literature review, which contributed to the discussion of the empirical material produced. In the development of each axis, themes were elaborated for the interpretation and discussion of the results found. The school context, especially the relationship with teachers, and the family context are mobilizers of affects that influence the students' professional choice process. Several experiences are highlighted in these two environments related to pleasant and unpleasant aspects that affect the constructions that students make regarding the possibilities of choice. In the school context, pleasant experiences are predominantly evidenced highlighting the support, the ways of teaching and the mastery of the subjects by the teachers. Regarding the family, we identified help, support, pressure, financial contribution and the relationship that family members develop with their careers as some of the factors that affect the process of professional choice. It was possible to conclude that teachers affect this decision in several ways: in the field of knowledge, that is, the relations with the disciplines that can promote the student's approach or distance with the object of knowledge; promoting the self- knowledge of each student, contributing to the understanding of desires and affinities; and also in the field of support and encouragement that strengthens the choice. The family also affects in the scope of support and encouragement. In addition, the expectations and relationships that family members establish with their professions affect the elaborations of the students regarding the possibilities of choice.
Palavras-chave
Formação de professoresAfetividade
Orientação profissional
Teacher training
Affectivity
Professional orientation