Imaginando, pensando, agindo: movimentos de significação de adolescentes mediados pela arte
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Autor
Orientador
Souza, Vera Lucia Trevisan deData de publicação
17/02/2020Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo demonstrar que vivências com a arte são capazes de promover o desenvolvimento de adolescentes, sobretudo pelo elo entre imaginação e emoção que favorece novas significações sobre as condições de vida atual e futura, inclusive em relação à escola e ao conhecimento. Assume como aporte teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, visto as contribuições à compreensão do desenvolvimento da imaginação de adolescentes, e a opção pelo materialismo histórico e dialético. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, caracterizada pelo desenvolvimento de atividades de frequência semanal com o 1º, 2º e 3º anos de cinco turmas do Ensino Médio diurno, do período de 2016 a 2018, de uma escola pública da rede estadual da região noroeste de Campinas/SP. De 91 encontros de 1h30min, realizados em parceria com seis professores, em cujas aulas eram desenvolvidos os encontros, foram selecionados 20 para a presente pesquisa. Os registros, que se configuraram como fontes de informações de pesquisa, foram: diários de campo produzidos pela psicóloga-pesquisadora; transcrições das gravações dos encontros; produções dos estudantes; e diálogos em rodas de conversa realizadas a partir da apreciação de materialidades mediadoras como filmes, fotografias, pinturas e músicas. Como resultados encontramos que, se no primeiro ano nos voltamos a olhar para o envolvimento e o não envolvimento dos adolescentes, com o intuito de encontrar o que promovia a participação, compreendendo-a como condição à instituição de relações intersubjetivas, no segundo ano observamos que aqueles adolescentes que não se interessavam, ou aguardavam passivamente as propostas de atividades feitas pela psicóloga-pesquisadora, se envolvem completamente, em um movimento de imprimir sua autoria nas atividades. E, no terceiro ano, mobilizam uns aos outros, criam as intervenções e atuam coletivamente, assumindo um posicionamento ativista transformador.
This research had as an objective to demonstrate that experiences with art are capable of promoting the development of adolescents, especially by the link between imagination and emotion that favors new meanings about current and future living conditions, including in relation to school and knowledge. Assume as a theoretical and methodological contribution the Cultural-Historical Psychology, specially the concepts of Vigotski, due to contributions to the knowledge of the teenagers’ imagination development, and the choice by the dialectical historical materialism. This is a intervention research, characterized by the development of weekly attendance activities with the 1st, 2nd, and 3rd grades of five diurnal high school classes, from 2016 to 2018, of a state public school of the northwest region of Campinas/SP. Out of a total of 91 one and a half hour meetings, carried out in partnership with six teachers, in whose classes the meetings were developed, 20 were selected for this research. The registers, which were configured as an information development fount, were: field diary produced by the researcher-psychologist; transcriptions of the recorded meetings; the students productions; and dialogues from the conversation in circle that were initiated from the appreciation of the mediating material such as movies, photography, paintings, and music. As results we found that, if in the first year we look at the involvement and non-involvement of adolescents, in order to find what promoted participation, understanding it as a condition for the institution of intersubjective relationships, in the second year we observed that those adolescents who were not interested, or passively awaited the proposals of activities made by the psychologist-researcher, are completely involved, in a movement to print their authorship in the activities. And in the third year, they mobilize each other, create interventions and act collectively, assuming a transformative activist stance.
Esta investigación tuvo como objetivo demostrar que las experiencias con el arte son capaces de promover el desarrollo de los adolescentes, especialmente por el vínculo entre la imaginación y la emoción que favorece nuevos significados sobre las condiciones de vida actuales y futuras, relación con la escuela y el conocimiento. Asume como contribución teórico-metodológica la Psicología Histórico-Cultural, especialmente los conceptos de Vigotski, dada la contribución a la comprensión del desarrollo de la imaginación de los adolescentes y la elección del materialismo histórico y dialéctico. Esta es una investigaciónintervención, caracterizado por el desarrollo de actividades de frecuencia semanales con los grados 1er, 2º y 3º de cinco clases diurnas del bachillerato, de 2016 a 2018, de una escuela pública de la región noroeste de Campinas/SP. De un total de 91 reuniones de una hora y media, realizadas en colaboración con seis maestros, en cuyas clases se desarrollaron las reuniones, 20 fueron seleccionadas para esta investigación. Los registros, que se configuraron como fuentes de información de investigación, fueron: diarios de campo producidos por el psicólogo investigador; transcripciones de grabaciones de reuniones; producciones de alumnos; y conversaciones en grupos basadas en contenidos de películas, fotografías, pinturas y música. Como resultados descubrimos que, si en el primer año nos fijamos en la participación y no participación de los adolescentes, para encontrar lo que promovió la participación, entendiéndola como condición para la institución de las relaciones intersubjetivas, en el segundo año observamos que aquellos adolescentes que no estaban interesados, o esperaban pasivamente las propuestas de actividades realizadas por el psicólogo-investigador, están completamente involucrados, en un movimiento para imprimir su autoría en las actividades. Y en el tercer año, se movilizan mutuamente, crean intervenciones y actúan colectivamente, asumiendo una posición activista transformadora.
Palavras-chave
ImaginaçãoAdolescente
Ensino Médio
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Imagination
Teenager
High School
School Psychology
Cultural-Historical Psychology
Imaginación
Adolescente
Bachillerato
Psicología escolar
Psicología Histórico-Cultural