Navegação Teses por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 de 205
-
O efeito do controle de stress no resultado da gravidez
(PUC-Campinas, 1999)Este estudo objetivou investigar o efeito do treino de controle de stress (TCS) no resultado da gravidez. Participaram 30 gestantes, em três grupos de dez cada, no pré-parto. A testagem inicial avaliou o stress, as estratégias ... -
Desempenho vocal do professor: avaliação multidimensional
(PUC-Campinas, 1999-12-06)O objetivo deste estudo foi propor uma avaliação multidimensional, de variáveis influentes no desempenho vocal do professor do ensino fundamental. A amostra final, composta de 42 professores de ensino fundamental da cidade ... -
Pensamento dialético e possíveis em um jogo computadorizado
(PUC-Campinas, 2001-08-31)Com uma abordagem piagetiana e microgenética, investigou-se o pensamento dialético e a constituição de possíveis na resolução e compreensão de um jogo computadorizado. Um estudo prévio com adolescentes, 40 meninos e 26 ... -
Escala de avaliação de sintomas-90-R-SCL-90-R: adaptação, precisão e validade
(PUC-Campinas, 2001-11-23)Apresenta estudo de precisão e validade da Symptom Checklist - 90 - Revised (SCL-90-R), junto a população clínica, além de um estudo preliminar de padronização. SCL-90-R é uma escala multidimensional de auto-avaliação para ... -
Caracterização de encarcerados de uma unidade prisional
(PUC-Campinas, 2002-06-21)A pesquisa exploratória de tipo documental caracteriza encarcerados de Unidade Prisional, a partir da análise de registros de 308 roteiros de inclusão, relativos ao ano de 2.000. Compreendem dados: pessoais, de escolaridade, ... -
AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
(PUC-Campinas, 2003-04-09)Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino ... -
Ensinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico
(PUC-Campinas, 2003-09-05)Com graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a ... -
Problematizando o "bullying" para a realidade brasileira
(PUC-Campinas, 2004-12-09)O trabalho consiste numa investigação inicial sobre o "bullying" na realidade brasileira a partir de sua manifestação em uma escola pública da periferia de Campinas (SP). Paralelamente, apresenta manifestações da violência ... -
O sentido da vida: prevenção de stress e burnout do professor
(PUC-Campinas, 2004-12-10)Foi estudada uma amostra de 28 professoras do ensino fundamental quanto à interação entre stress, burnout e sentido e quanto à eficácia de dois tipos de treinamento para redução do stress excessivo. Utilizou-se como ... -
Vínculo aluno-professor na atualidade: um estudo psicológico com universitários
(PUC-Campinas, 2005-02-11)Este trabalho objetivou investigar a qualidade dos vínculos aluno-professor na atualidade, a partir de um Grupo de Reflexão de estudantes universitários. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática do pesquisador ... -
Psicoterapias breves psicodinâmicas: produção científica em periódicos nacionais e estrangeiros (1980/2002)
(PUC-Campinas, 2005-02-11)Avaliar produção científica sobre psicoterapias breves psicodinâmicas trata-se de atividade necessária para o traçado do perfil de tendências e perspectivas na área. O trabalho analisa, descreve e compara estudos publicados ... -
O papel da psicologia no desenvolvimento de líderes organizacionais, segundo psicólogos e líderes
(PUC-Campinas, 2005-02-18)Este estudo tem por objetivo analisar a contribuição da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) para o desenvolvimento de líderes organizacionais. Os dados foram obtidos através de depoimentos escritos, com perguntas ... -
Taxonomia brasileira da personalidade: um estudo dos adjetivos da língua portuguesa
(PUC-Campinas, 2005-02-18)Este estudo foi baseado num modelo alemão de taxonomia de descritores da personalidade e faz parte de um estudo transcultural. Refere-se aos adjetivos que descrevem a personalidade. Têm-se como objetivos da pesquisa: a) ... -
Aprendizagem em universitários: variáveis motivacionais
(PUC-Campinas, 2005-06-06)A presente tese teve como objetivo geral fazer uma análise de variáveis motivacionais que influenciam a aprendizagem de universitários, constando de dois estudos. O Estudo I teve como objetivos específicos verificar a ... -
Construção e validação de um instrumento de clima para criatividade nas organizações empresariais
(PUC-Campinas, 2005-06-21)O presente estudo teve como objetivo principal construir e validar uma Escala de Clima para Criatividade em Organizações Empresariais (QCC), bem como investigar a precisão da escala e comparar a percepção do clima criativo ... -
Resiliência e sensibilidade materna na interação mãe-criança com fissura labiopalatina
(PUC-Campinas, 2006-02-01)O trabalho descreveu a interação mãe-bebê nos casos de fissura labiopalatina sob a perspectiva dos conceitos de resiliência e sensibilidade materna. Foi investigada a influência de quatro fatores de proteção para organização ... -
Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
(PUC-Campinas, 2006-02-03)A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, ... -
O perfil e a influência do mentor na produção de escritores
(PUC-Campinas, 2006-02-07)O trabalho investigou o perfil dos mentores e sua influência na produção literária de escritores brasileiros, verificando as características pessoais e as barreiras ao processo de produção literária de escritores com ... -
Compreensão psicológica das vivências de pais em aconselhamento genético (ag): um estudo fenomenológico
(PUC-Campinas, 2006-02-10)A pesquisa teve como objetivo compreender psicologicamente vivências de mães e casais em processo de Aconselhamento Genético (AG) no Ambulatório de Genética Perinatal do CAISM/UNICAMP, após o nascimento de um filho portador ... -
Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior
(PUC-Campinas, 2006-02-15)O presente estudo teve como objetivo investigar a subjetividade presente em sala de aula do ensino superior a partir de uma análise da relação professor-aluno e as implicações decorrentes para o processo de construção do ...