Subjetividade em sala de aula: a relação professor-aluno no ensino superior
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Subjectivity in classroom: the teacher-student relation in higher educationAutor
Orientador
Rey, Fernando Luís GonzálezData de publicação
15/02/2006Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
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O presente estudo teve como objetivo investigar a subjetividade presente em sala de aula do ensino superior a partir de uma análise da relação professor-aluno e as implicações decorrentes para o processo de construção do conhecimento. Essa pesquisa encontra-se fundamentada nos princípios da epistemologia qualitativa e nos referenciais teóricos da subjetividade e da psicologia histórico-cultural. Participaram desse estudo um professor do ensino superior de uma instituição da rede privada de ensino e 43 alunos matriculados em um curso da área de saúde e que freqüentavam a disciplina ministrada pelo referido professor. Os instrumentos utilizados para a obtenção das informações foram: diário de campo para anotação das observações e impressões da pesquisadora em situação de observação da sala de aula, conversações informais com professores e alunos, complemento de frases, reuniões grupais de discussão com alunos e entrevista com o professor. Essas informações foram transcritas, analisadas e a construção da informação foi feita em torno dos seguintes tópicos: a dimensão afetiva da aprendizagem com o foco na importância da relação professor-aluno; a organização da sala de aula e o processo de comunicação desenvolvido pelo professor; a significação da avaliação para o aluno; os sentidos subjetivos que estão vinculados ao interesse pela universidade; a convivência com a diversidade; os dilemas e contradições na ação do professor quanto ao processo pedagógico; a compreensão da sala de aula como espaço dialógico. As informações presentes nesse estudo trazem reflexões importantes para o ensino superior, principalmente em relação à ação docente neste contexto e indicam a necessidade de se repensar o processo de formação deste profissional
This study objective is to research the subjectivity present in higher education classroom departing from an analysis of the teacher-student relationship and the following implications for the knowledge acquisition process. This research is based on the principles of qualitative epistemology and on the theoretical references for subjectivity and historic cultural psychology. The participants of this study were a higher education private institution teacher and forty-three students enrolled in a health area course that attended the subject taught by him. The tools used for getting information were a diary for the register of observations and impressions by the researcher when watching classes, informal talking with teachers and students, sentences complement, discussion group meetings with students and interview with the teacher. The information was transcripted, analysed and organized from the following topics : the learning affective dimension focusing on the importance of the teacher´s relationship with the student; the classroom organization and the communicative process developed by the teacher; the meaning of evaluation for the student; the subjective senses linked to the interest for the university; the contact with diversity; the dilemma and contradictions in the teacher´s action towards the learning process; the comprehension of classroom as a dialogical space. The information presented in this study raise important reflections for higher education, mainly concerned with the teaching action inside this context and point out to the need of rethinking the education of this professional
Palavras-chave
Ensino superiorRelação professor-aluno
Subjetividade
Higher education
Teacher-student relationship
Subjectivity