AIDS na escola: os contextos e as representações sociais de estudantes de ensino médio
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Título alternativo
AIDS in the school: the contexts and social representations of high school s studentsAutor
Orientador
Guzzo, Raquel Souza LoboData de publicação
09/04/2003Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
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Mostrar registro completoResumo
Este estudo objetivou explorar as contextualizações e Representações Sociais de adolescentes do Ensino Médio sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. Foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio de 10 Municípios do Estado de São Paulo. Utilizou-se de questionário com questões abertas e fechadas com dimensões do contexto familiar e social, situação de risco e Representações Sociais sobre a AIDS e Programas de Prevenção à AIDS nas Escolas. As respostas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo. Nos resultados das percepções dos adolescentes, alunos desfrutam maiores liberdades no lazer, rotina de trabalho e estudos, relações com amigos, disponibilidade de dinheiro, consumo de álcool e experiências sexuais que alunas. Todos apresentaram poucas preocupações com a AIDS, admitem ter relações sexuais sem compromissos, 31% indicaram ter tido relações sexuais, alunas apresentaram mais atividade sexual que os alunos, 58% indicaram ter usado camisinha com maiores rejeições entre as alunas. Alunas da 1ª indicaram maior precocidade no início da vida sexual e consumo álcool. Nas Representações Sociais sobre AIDS, destacam-se aspectos biológicos medicalizados com baixas referências à prevenção, distorções nos conhecimentos sobre transmissão e prevenção. A 3ª série manifestou maiores insatisfações e falta de interatividade nos Programas de Prevenção. Os adolescentes reproduzem as Representações Sociais de Professores sobre AIDS via atividades de prevenção nas escolas.
This study aimed to explore the contextualizations and Social Representation of adolescents of High School about AIDS and Program of AIDS Prevention in schools. 440 High School s students of the 1st and the 3rd grades of 10 towns of São Paulo state participated in this study. A questionnaire with familiar and social contexts dimensions, with opened and closed questions, situation of risk and Social Representation about AIDS and Program of AIDS Prevention in Schools were used. The answers were analyzed by the Contents Analysis technique. At the results of the adolescents perceptions, male students enjoy freedom in leisure, work routine and study, relationship with friends, money availability, alcohol consumption and sexual experiences more than the female students. All of them presented less care about AIDS. They admitted having sexual intercourse with no commitments. 31% indicated that they have had sexual intercourse and female students presented more sexual activity than male students. 58% indicated that they have used condom, with more rejection among the female students. The female students of the 1st grade indicated more prematurity in the beginning of sexual life and alcohol consumption. On the Social Representations about AIDS, biological-medicalized aspects is pointed out with low references of prevention, distortions of prevention and transmission knowledge. The 3rd grade manifested more dissatisfaction and a lack of interactivity in the Prevention s Program. The adolescents reproduce the Social Representations of Teachers about AIDS via activities of prevention in the schools.
Palavras-chave
HIV/AIDSAIDS educação
AIDS adolescente
AIDS escola
AIDS representações sociais
HIV/AIDS
AIDS education
AIDS adolescents
AIDS school
AIDS social representations