Experiências com grupo de professores universitários: um estudo psicanalítico
Abrir arquivo
Título alternativo
Experiencies with lecturers group: a psychoanalytic studyAutor
Gomes, Regina Mara Jurgielewecz
Orientador
Terzis, AntoniosData de publicação
17/11/2006Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar o envolvimento com a educação por meio da técnica grupo de reflexão com professores universitários. Objetivou, portanto, refletir sobre a educação, bem como favorecer a elaboração das tensões geradas pelas atividades das funções executadas pelos sujeitos da pesquisa. Estudou-se a transferência dos professores em relação à Educação, bem como os vínculos com seus alunos, colegas e instituição, a partir de suas falas. O campo de trabalho formado foi mais restrito que o campo de um grupo terapêutico. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a técnica de grupo de reflexão (DELAROSSA, 1979) orientada por uma abordagem psicanalítica. O grupo foi constituído por quatro professores universitários, voluntários de uma instituição pública, ambos os sexos e idades variadas. Dos relatos verbais e não verbais dos professores, foi realizada uma análise qualitativa conforme os pressupostos da teoria psicanalítica. As dificuldades vividas pelos integrantes desse grupo de reflexão confirmaram a existência da resistência à identificação com o feminino, bem como às peculiaridades do processo transferencial vivido em grupo. A execução da tarefa proposta ao grupo foi obstaculizada por determinação de processos inconscientes tais como os pressupostos básicos de dependência e de luta/fuga; por angústias persecutória e depressiva e questões ligadas ao processo regressivo do narcisismo primário. This research aim is to study the involvement with education through the technique reflection group with lecturers. The focus of it is to reflect upon education as well as to favour the resolution of tensions generated by the activities executed by the subjects of the research. It was studied the transference of the lecturers in relation to education as well as the links with their pupils, colleagues and institution using their speeches. The setting of this work was more restricted than the setting of the therapeutic group . For the development of this research it was used the reflection group (DELAROSSA, 1979) orientated towards a psychoanalytical approach. This group was set up by four lecturers, volunteers in a public institution, from both sexes and several ages. Using the lecturer s verbal and non verbal reports it was done a qualitative analysis according to the requirements of the psychoanalytic theory. The difficulties experienced by the members of this reflection group confirmed the existence of resistance to the identification with the feminine, as well as the idiosyncrasies of the transferential process experienced in the group. The obstacle to the execution of this proposed task is given to the processes that occurred unconsciously such as the basic propositions of dependence and of fight/escape; by persecutory and depressive anxieties and issues linked to the regressive process of primary narcissism.
Palavras-chave
PsicanáliseGrupo
Reflexão
Professor universitário
Psychoanalysis
Group
Reflection
Lecturer