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dc.contributor.advisorVaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.contributor.authorGonçalves, Marília
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:30Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:30Z
dc.date.issued2008-02-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15628
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos psicológicos não conscientes, a partir dos quais emergem. O material clínico foi produzido no contexto de entrevista individual para a abordagem da pessoalidade coletiva, consolidando-se por meio do uso de dois procedimentos dialógicos: a Narrativa da História de Vida e o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Foram criados/encontrados os seguintes campos: fruição, devoção, ascese e infância feliz. O quadro geral permite concluir que os modos particulares pelos quais são forjadas as concepções imaginativas, articulam tentativas de atendimento a necessidades emocionais pessoais, conhecimento das doutrinas orientais e apropriação de idéias psicanalíticas socialmente circulantes.
dc.description.abstractThe present study aimed at carrying out a psychoanalytical investigation of the collective imaginary of yoga teachers by identifying their imaginative conceptions of psychological equilibrium and by capturing the non-conscious psychological fields from which they emerge. This research study took place through a differentiated psychoanalytical framework called individualizad meetings to approach the social personation and was consolidated with the help of the following dialog mediators: accounts of life stories and the thematicstory-drawing procedure. The clinical material produced during these meetings was later analyzed psychoanalytically through the light of the field theory, which led to the identification of imaginative conceptions which articulate in the following nonconscious fields: the field of a happy childhood, the field of fruition, the field of asceticism, and the field of devotion, indicating the particular manners in which the people whom we talked with, forge their conceptions of psychological equilibrium during their training as yoga teachers in the light of their own personal needs and the Eastern doctrines to which they had access.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectimaginário coletivo
dc.subjectprocedimento de desenhos-estórias com tema
dc.subjectprofessores de ioga
dc.subjectsaúde mental
dc.subjectpsicanálise
dc.subjectcollective imaginary
dc.subjectthematic story-drawing procedure
dc.subjectyoga teachers
dc.subjectmental health
dc.subjectpsychoanalysis
dc.titleImaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
dc.title.alternativeThe collective imaginary of brazilian Yoga teachers: a study of psychological fields
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes3785283960337699
puc.advisorLattes4670585523085617
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereeTerzis, Antonios
puc.refereeBotelho, Andrea Pacetta de Arruda
puc.refereeBarreto, Maria Auxiliadora Motta
puc.refereeLattes3414308343809480
puc.refereeLattes7646699220044786
puc.refereeLattes3181974175500908
puc.refereeLattes4592224919618956
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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