Processo terapêutico analítico-comportamental em dois casos de transtorno dismórfico corporal
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Título alternativo
Behavior analytic therapeutic process in two cases of Body Dysmorphic DisorderAutor
Orientador
Amaral, Vera Lucia Adami Raposo doData de publicação
13/04/2007Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) consiste em uma preocupação exagerada com um defeito mínimo ou imaginado na aparência. Indivíduos diagnosticados desenvolvem comportamentos característicos como: checar no espelho, tentar camuflar e perguntar sobre o defeito; comparar-se com outras pessoas; buscar cirurgias plásticas; isolar-se socialmente. O TDC tem sido considerado como um transtorno de difícil tratamento. Terapeutas de diferentes abordagens vêm estudando os procedimentos específicos que causam as mudanças, durante o processo terapêutico e analistas do comportamento têm buscado um método de pesquisa aplicada, que se aproxime da prática clínica. O objetivo deste estudo foi descrever dez sessões iniciais de dois casos de TDC, a partir de relações funcionais entre relatos verbais das díades terapeuta-participante. Buscou-se descrever como procedimentos de modelagem de comportamentos de observação e descrição das contingências controlaram comportamentos em ambiente natural. O objetivo terapêutico era aumentar comportamentos incompatíveis a comportamentos indicativos de problemas sociais, escolhidos como alvo da análise e das intervenções. A própria pesquisadora foi a terapeuta. Os participantes foram selecionados a partir de uma ficha de identificação, que juntamente com uma escala auxiliar de diagnóstico e um roteiro de entrevista semiestruturada, possibilitaram levantar os comportamentos-problema e o repertório geral de cada um. Com os dados coletados foi feita uma análise funcional descritiva, que indicou os comportamentos a serem desenvolvidos em cada caso. Foi feita uma sistematização dos comportamentos levantados, que foi entregue aos participantes, para que registrassem, em um roteiro diário, seus comportamentos-problema. Os participantes eram orientados a observar e descrever, em registros diários, seus comportamentos e determinados estímulos envolvidos. A cada sessão, em que os registros eram lidos, procurava-se modelar descrições verbais mais elaboradas sobre relações entre contingências ambientais e comportamentos-alvo e incompatíveis a eles. Após a transcrição das sessões, foram selecionados 30 episódios verbais para cada uma das díades. Primeiramente, foram identificados episódios que indicavam mudanças nas verbalizações dos participantes, depois, foram procurados episódios anteriores, tanto intra, como intersessões, que provavelmente, estivessem relacionados às mudanças. Aumentaram verbalizações referentes às descrições de relações entre contingências ambientais e comportamentos; a relatos de comportamentos incompatíveis emitidos em ambiente natural; a relatos de autoinstrução e autocontrole. Os comportamentos desenvolvidos parecem ter ampliado a fonte de reforçadores positivos naturais, principalmente sociais. Apesar de apresentarem o mesmo diagnóstico, o processo terapêutico foi bem particular para cada participante. Os procedimentos utilizados dependeram do repertório inicial e das contingências naturais a que seus relatos estavam sob controle a cada sessão. Verbalizações dos participantes puderam ser vistas como chegando a descrições de relações funcionais mais elaboradas. Contingências ambientais pareceram controlar comportamentos-alvo fora das sessões e relatos verbais dos participantes dentro delas.
The Body Dysmorphic Disorder (DDB) consists of an exaggerated preoccupation with a minimal or imaginary defect in the appearance. Diagnosed individuals develop characteristic behaviors such as: checking in the mirror, trying to disguise and asking about the defect; comparing themselves to other people; searching for plastic surgery; isolating themselves from social life. The DDB has been considered as a disorder of difficult treatment. Different approach therapists have been studying the specific procedures that cause the changes, during the therapeutic process and behavior analysts have been searching for an applied research method which might be close to the clinical practice. The objective of this study was to describe ten initial sessions of two DDB cases, from functional relations among verbal descriptions of the participant-therapist match. It was sought to describe the procedures of modeling of observation behaviors and description of the contingencies, controlled behaviors in natural environment. The therapeutic objective was to raise incompatible behaviors to indicative behaviors of social problems, chosen as analysis and interventions. The researcher was the therapist. The participants were selected from a file identification, which together with a diagnosis auxiliary scale and a semistructured interview itinerary, allowed the raising of the problem behaviors and the general repertory of each one. With the collected data, it was made a descriptive functional analysis, which indicated the behaviors to be developed in each case. It was made a systematization of the raised behaviors delivered to the patients so that they could register their problem behaviors. The participants were guided to observe and describe their behaviors and determined involved stimulus in daily registrations. In each session when the registrations were read, it was sought to model more elaborated verbal descriptions about the relations among environmental contingencies and the target and incompatible behaviors towards them. After the sessions transcriptions, 30 verbal episodes were selected to each one of the matches. First of all, episodes which indicated changes in the participants verbalizations were identified, and after, the ones which were probably related to these changes. Verbalizations related to the descriptions of the relations among the environmental contingencies and behaviors were raised; to descriptions of incompatible behaviors emitted in natural environment; to descriptions of self-instruction and selfcontrol. The developed behaviors seem to have widened the source of natural positive reinforcements, mainly social ones. Despite of presenting the same diagnosis, the therapeutic process was well particular for each participant. The used procedures depended on the initial repertory and on the natural contingencies to which their descriptions were under control every session. Participants verbalizations could be seen as coming up with descriptions of more elaborated functional relations. Environmental contingencies seem to control target behaviors out of the sessions and participants verbal relations in them.
Palavras-chave
Análise funcionalEfetividade
Estudo de caso
Consciência
Functional analysis
Effectiveness
Case study
Conscience