Estudo de adaptação e validação da bateria de habilidades cognitivas Woodcock-Johnson-III versão ampliada
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Adaptation and validation study of the Woodcock-Johnson-III Cognitive Abilities Battery - Extended VersionAutor
Orientador
Wechsler, Solange MugliaData de publicação
28/02/2012Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
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O estudo da interação e funcionamento das diferentes habilidades intelectuais sempre despertou curiosidade devido à necessidade do ser humano de esclarecer as diferenças individuais no uso das informações. Neste sentido, o presente trabalho propôs a adaptar e validar, para a realidade brasileira, os dez subtestes que compõem a versão Ampliada da Bateria de Habilidades Cognitivas Woodcock-Johnson III (WJ-III Ampliada). Para a realização deste projeto foram desenvolvidos 4 diferentes estudos: 1- adaptação da bateria (tradução, criação e adaptação de itens para a realidade brasileira); 2- validade convergente, comparando os resultados da bateria WJ-III Padrão com a Ampliada; 3 e 4 - validade de critério tipo concorrente, comparando os resultados de dois grupos clínicos, crianças diagnosticadas com Epilepsia Benigna da Infância com Pontas centro-temporais (EBICT) e crianças com o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Para o estudo 2 de validade convergente, foram avaliadas 70 crianças de escola pública do Ensino Fundamental e Médio, sendo 43 do sexo masculino e 27 do sexo feminino, com faixa etária entre 7 e 12 anos. Os resultados obtidos foram analisados segundo a correlação de Pearson e Análise da Variância entre sexo e idade para cada instrumento. Foram encontradas correlações significativas entre as pontuações totais da WJ-III Ampliada e as pontuações totais na WJ-III versão Padrão de (0,80), assim como, entre os subtestes que avaliam Inteligência Cristalizada (Gc) da WJ-III Ampliada com a WJ-III Padrão (Gc) (0,77). Também foram observadas correlações significativas quando relacionados os subtestes que avaliam as demais habilidades de ambas as versões da Bateria WJ-III (0,73). Houve diferença significativa para a variável Idade tanto na versão Ampliada quanto na versão Padrão. Já a influência da variável Sexo X Idade foi significativa apenas na versão Padrão da WJ-III. Com relação aos estudos 3 e 4 de validade de critério do tipo concorrente, foram estudadas 21 crianças diagnosticadas com EBICT e 20 diagnosticadas com TDAH, com faixa etária entre 7 e 12 anos e de ambos os sexos. Os dois grupos clínicos foram pareados por crianças de mesma idade, sexo e diagnosticadas sem distúrbios neurológicos. As informações obtidas nos testes foram analisadas segundo a Análise de Variância entre grupo, sexo e idade. Os resultados do estudo 3 apontaram para um desempenho inferior em todas as habilidades avaliadas no grupo EBICT em comparação ao desempenho de crianças diagnosticadas sem distúrbios neurológicos. No estudo 4 o grupo de crianças diagnosticadas com TDAH também apresentou desempenho inferior em todas as habilidades ao comparar com o desempenho do grupo controle. Portanto, tais dados indicam que a Bateria WJ-III versão Ampliada possui validade convergente com a WJ-III versão Padrão e validade de critério tipo concorrente ao diferenciar dois grupos clínicos, podendo assim contribuir para um diagnóstico mais detalhado das várias habilidades cognitivas e enriquecer ainda mais as possibilidades de instrumentos para avaliação intelectual.
The study on how the different intellectual abilities interact and operate has always aroused man's curiosity due to his need to explain individual differences in the use of information. In this sense, this paper aims to adapt and validate the ten subtests that make up the extended version of the Woodcock-Johnson III Cognitive Abilities Battery (WJ-III Extended) taking into account the Brazilian reality. To this end, we developed four different studies: 1 - Adaptation of the battery (translation, creation and adaptation of items to the Brazilian reality); 2 - Convergent validation by comparing the results of the WJ-III Standard Battery with the Extended version; 3 and 4 - Validation of convergent criteria by comparing the results of two clinical groups, i.e., children diagnosed with Benign Childhood Epilepsy with Centrotemporal Spikes (BCECS) and children diagnosed with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder (ADHD). To perform study 2, convergent validation, we evaluated 70 public primary and secondary school children, 43 male and 27 female, aged between 7 and 12. The obtained results were analyzed using Pearson's correlation and a Variance Analysis regarding sex and age of each instrument. Significant correlations were found between the total scores of the expanded WJ-III version and total scores of the standard WJ-III version (0.80), as well as between the subtests which assess Crystallized Intelligence (Gc) of both the expanded and the standard WJ-III (Gc) (0.77). Significant correlations were also observed when we compared the subtests used to assess other skills of both versions of the WJ-III battery (0.73). The Age variable differed significantly in both the expanded and the standard version, whereas the influence of the Sex X Age variable was only significant in the WJ-III standard version. To perform studies 3 and 4 that validated convergent criteria, we analyzed 21 children diagnosed with BCECS and 20 children diagnosed with ADHD aged between 7 and 12 of both sexes. The two clinical groups were matched with children without neurological disorders of the same age and sex. Information obtained in the tests was analyzed by means of a Variance Analysis for group, sex and age. The results of study 3 showed a lower performance of all evaluated skills in the BCECS group compared to the performance of children without neurological disorders. Regarding Study 4, the ADHD children group also showed lower performance in all skills when compared to the control group. Those data demonstrate the convergent validity between the Extended WJ-III and the Standard WJ-III, as well as the convergent criteria validity by differentiating two clinical groups. This could contribute to a more detailed diagnosis of the different cognitive abilities and widen the range of instruments used for intellectual evaluation.
Palavras-chave
Avaliação cognitivaInteligência
Woodcock-Johnson
Validade
Déficit de atenção
Epilepsia
Cognitive assessment
Intelligence
Woodcock-Johnson
Validity
Attention deficit
Epilepsy