A educação de jovens e adultos: uma análise dos aspectos subjetivos envolvidos no processo de alfabetização
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Education youth and adults: an analysis of the subjective aspects involved in literacyAutor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
16/12/2009Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Embora existam diversos programas para alfabetizar jovens e adultos, o analfabetismo ainda é um dos maiores problemas da população brasileira. O objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como o analfabetismo é configurado pelos sujeitos analfabetos e qual o impacto dessas configurações no seu modo de perceber-se, sentir e agir. Para tanto, adotou-se a teoria da subjetividade de González Rey juntamente com a teoria da Libertação de Paulo Freire, como suportes teóricos que podem proporcionar uma nova compreensão do processo de alfabetização. No aspecto metodológico, a epistemologia qualitativa de González Rey constituiu-se como aporte e caminho às investigações, em que se fez uso de instrumentos como: observações, entrevistas e encontros-aula. Como resultados da pesquisa foi possível acessar indicadores e sentidos dos sujeitos sobre o analfabetismo, como: para ser considerado sujeito é preciso saber escrever o próprio nome, sentir-se acolhido e possuir conhecimentos acadêmicos. Também foi possível acessar indicadores do processo de alfabetização idealizado pelos participantes como sendo um momento que deve valorizar a cultura, permitindo-lhes expressar seus desejos e problemas, fundado no diálogo e no respeito às diferenças. Evidenciaram-se, também, a importância da linguagem no processo como meio de recuperação do sujeito histórico-social que cada um deles representava, se constituindo de subsídio relevante para construir alguns princípios de uma proposta de alfabetização com foco no sujeito.
Palavras-chave
Educação de jovens e adultosSubjetividade
Educação libertadora
Education youth and adults
Subjectivity
Liberating education