Show simple item record

dc.contributor.advisorAmatuzzi, Mauro Martins
dc.contributor.authorBaungart, Thais de Assis Antunes
dc.date.accessioned2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.available2022-02-16T18:39:55Z
dc.date.issued2010-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15648
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que o trabalho com grupos de crescimento poderia contribuir para a formação de sacerdotes, esta pesquisa teve como objetivo descrever e compreender o processo de desenvolvimento psicológico e formativo de préseminaristas católicos com a prática do grupo de crescimento. Entende-se por grupo de crescimento um espaço destinado à promoção de desenvolvimento pessoal no qual os participantes podem refletir e discutir sobre questões relacionadas às vivências cotidianas dentro do prisma psicológico. É importante destacar que esta pesquisa teve um enfoque qualitativo e uma fundamentação teórica humanista. Participaram do estudo três grupos de pré-seminaristas católicos durante os anos de 2006, 2007 e 2008. A realização dos grupos inspirou-se nos sete passos propostos por Amatuzzi. Para a coleta de dados, foram utilizadas Versões de Sentido, anotações em diários de campo e um questionário de avaliação do trabalho respondido pelos participantes. A análise de dados foi baseada nos seguintes passos: 1) narrativa descritiva do processo de cada grupo, baseada nas informações dos diários de campo, versões de sentido e questionário de avaliação; 2) busca dos elementos essenciais do vivido em cada relato de grupo no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e formativo; 3) compreensão do sentido do trabalho de grupo de crescimento para o desenvolvimento psicológico dos pré-seminaristas e a contribuição deste trabalho para o processo de formação sacerdotal. O resultado desta pesquisa revelou que o trabalho de grupo de crescimento trouxe contribuições para os participantes no que se refere ao desenvolvimento psicológico e formativo na medida em que este proporcionou novas atribuições de significados a diversas áreas do processo formativo e psicológico. Concluímos que a prática do grupo de crescimento mobilizou os participantes em alguns aspectos tais como: maior contato com suas motivações para entrada no seminário, reflexões sobre suas histórias de vida e as relações destas histórias com a escolha pelo sacerdócio, aprofundamento sobre o significado da vocação religiosa/sacerdotal, busca de novas maneiras de compreender o que significa viver em comunidade e novos mecanismos para lidar com as expectativas e pressões externas em relação à formação, além dos novos significados que foram atribuídos às dificuldades acadêmicas.
dc.description.abstractAssuming that work with growth groups could contribute to the formation of priests, this research aimed to describe and understand the process of psychological and educational development of Catholics pre-seminarians related to the practice of the growth group. A growth group is the space provided for promotion of personal development in which participants can reflect and discuss issues related to everyday experiences according to the psychological point of view. It s important to highlight that this research had a qualitative approach and a theoretical humanist grounding. The study included three groups of Catholic pre-seminarians during the years 2006, 2007 and 2008. The performance of the groups was inspired by the seven steps proposed by Amatuzzi. For data collection were used felt meaning expressions, notes in field diaries and a questionnaire assessing the work completed by the participants. Data analysis was based on the following steps: 1) narrative describing the process for each group based on information from field diaries, felt meaning expressions and evaluation questionnaire, 2) search of the essential elements experienced in each group report concerning personal and educational development, 3) understanding of the meaning of the growth teamwork for the psychological development of pre-seminarians and the contribution of this work to the process of priestly formation. The research result showed that the work of the growth group has made contributions to the participants in relation to psychological and educational development, as it offered new assignments of meanings to different areas of psychological and educational process. We conclude that the practice of the growth group mobilized participants in some aspects such as greater contact with their motivations for entering the seminary, reflections on their stories of life and its relation with the choice of the priesthood, deepening the meaning of religious/ sacerdotal life, finding new ways to understand what it means to live in community and new mechanisms to deal with external pressures and expectations from the training as well as new meanings that were attributed to academic difficulties.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectgrupo de crescimento
dc.subjectreligiosidade
dc.subjectfenomenologia
dc.subjectdesenvolvimento psicológico
dc.subjectgrowth group
dc.subjectreligiosity
dc.subjectphenomenology
dc.subjectpsychological development
dc.titleGrupo de crescimento psicológico na formação sacerdotal: pertinência e possibilidades
dc.title.alternativeGroup of psychological growth in priestly formation: relevance and possibilities
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes2351501703388990
puc.advisorLattes4753420822745799
puc.refereeCury, Vera Engler
puc.refereeFaria, Nilton Júlio de
puc.refereeLopez, Marília Ancona
puc.refereeBenelli, Sílvio José
puc.refereeLattes3414308343809480
puc.refereeLattes5538186404358534
puc.refereeLattes6633644875540878
puc.refereeLattes3784742378152207
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record