Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
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Educational Psychology and Art: possibilities and limits of the psychologist performance in promoting the expansion of consciousness in managersAutor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
20/02/2013Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, fundamentados no materialismo histórico e dialético, em particular os postulados por Vigotski, com destaque aos conceitos de consciência e vivência, que se constituem como fundamentos de nossa análise. Foram sujeitos da pesquisa cinco gestores: um diretor, dois vice-diretores e dois orientadores pedagógicos. Os dados foram colhidos em vinte e três encontros semanais, gravados em áudio e transcritos, além de entrevistas semi-estruturadas com os cinco participantes. A leitura desses dados resultou na construção, por meio dos indicadores de sentidos, de três grandes categorias: função gestora: características, tensões e contradições; a inserção do psicólogo na escola: movimentos constituintes de sua atuação; e a arte mobilizando o desenvolvimento da consciência: possibilidades de ação do psicólogo na escola. Como resultados, observou-se que o sujeito, ao configurar novos sentidos e significados nas reflexões desencadeadas pelo contato com as artes tem a possibilidade de ampliar a consciência sobre si e sobre o outro. Evidenciou-se, também, que apesar da parceria estabelecida com os gestores, a inserção e atuação do psicólogo na escola carecem de legitimação, seja por parte dos próprios atores escolares ou da instituição de políticas públicas que promovam e sustentem esta inserção.
The goal of this research and intervention is to analyze the performance of the psychologist through practices that use art as mediation of the consciousness expansion in school principals, from a public Elementary School. In this way, it assumes the theoretical and methodological presuppositions of Cultural-Historical Psychology, especially of the consciousness and experience concepts, discussed by Vigotski, that constitutes as foundation of our analysis. Five school principals were the subjects of the research: a director, two vice-directors and two pedagogical advisors. The data was collected in twenty-three meetings, recorded in audio and transcripted, furthermore the semi-structured interviews with five participants. The reading of these results originated the construction, through the sense indicator, of three main categories: managing function: characteristics, tensions and contradictions; the psychologist insertion in school: constituents movements of his performance; and art mobilizing the development of consciousness: possibilities of action in school. As results, it was observed that the individual, when set new senses and meanings in his reflections initiated by arts contact has the possibility to enlarge the consciousness about himself and the other. It was revealed, also, that despite the partnership established among the mangers, the insertion and the performance of the psychologist at school presents a lack of legitimacy, either by the school professionals or through the establishment of public policies that promotes and support this insertion.
Palavras-chave
Psicologia escolarPsicologia histórico-cultural
Consciência
Arte
Equipe gestora
Educational psychology
Cultural-historical psychology
Consciousness
Art
Management team