Criatividade na educação indígena: análise de material curricular em São Paulo
Abrir arquivo
Título alternativo
Creativity in indigenous education: analysis of the curricular material in Sao PauloAutor
Orientador
Wechsler, Solange MugliaData de publicação
16/02/2011Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa objetivou observar e analisar estratégias criativas presentes no contexto do material curricular produzido para a Educação Escolar Indígena no Estado de São Paulo. Os documentos consultados foram disponibilizados pelo Núcleo de Educação Indígena (NEI), ligado à Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Buscou-se embasamento teórico em reflexões e estudos de pesquisadores e especialistas de diferentes campos de conhecimentos relacionados com a temática proposta, para suporte de discussões, coleta dados e registro de novas informações, nos padrões de uma pesquisa documental qualitativa. Os materiais didáticos observados foram produzidos por professores-alunos das etnias Guarani, Kaingang, Krenak, Terenas e Tupi-Guarani nos cursos de capacitação e formação de professores indígenas, no exercício de suas funções nas escolas das aldeias de São Paulo, promovidos pelo NEI-CENP em parceria com a EDUSP-USP. As etapas de trabalho foram divididas em quatro blocos ou séries, de acordo com as características e origens dos documentos selecionados: Estudos Preliminares (subsídios legais federais e estaduais e seus desdobramentos), Estudo I Série nº1 (discussões sobre o Referencial Curricular Nacional), Estudo II Série nº2 (materiais referentes ao Curso de Magistério Indígena nível médio/MagI&/2003), Estudo III Série nº3 (materiais resultantes do Curso de Formação Superior de Professores Indígenas FISPI/2005-2008 e TCCs dos professores-alunos). Os documentos consultados confirmam os pressupostos de que a criatividade está presente na Educação Diferenciada Intercultural e Bilíngue/Multulíngue Indígena, nas comunidades escolares em São Paulo. O que pode ser notado a partir das estratégias pedagógicas utilizadas na elaboração e aplicação dos materiais didáticos, usando a transdisciplinariedade e a ludicidade como metodologias de transmissão de sabedorias indígenas e conhecimentos interculturais. As características criativas mais notadas no contexto dos documentos avaliados foram: flexibilidade; fluência de idéias; inovação; originalidade; sensibilidade; inspiração e fantasia; independência de pensamento e iniciativas; analogias, metáforas e combinações de conceitos; motivação e curiosidade; impulsividade e espontaneidade; brincadeiras e descontração; aprimoramento de idéias e associação de saberes. O campo de trabalho não se esgota com esta pesquisa, pois oferece inúmeras possibilidades de continuação e busca de novas respostas. Foi produzido o modelo de um folheto-cartilha, Estratégias criativas na Educação Indígena , oferecido ao NEI da Secretaria da Educação de São Paulo para avaliação, estudos das possibilidades de divulgação e socialização para as comunidades indígenas.
The research aimed to observe and analyze these creative strategies in the context of curriculum materials produced for the Indigenous Education in the State of São Paulo. The documents consulted were provided by the Center for Indian Education (NIS), linked to the Coordinator of Education and Pedagogical Standards (CENP) of the Ministry of Education of the State of São Paulo. We tried to theoretical studies and reflections of researchers and experts from different fields of knowledge related to this topic, supporting arguments, data collection and registration of new information, the standards of the document retrieval quality. Educational materials were produced by teachers observed students in ethnic-Guarani, Kaingang Krenak, Tupi-Guarani and Terena in training courses and training of indigenous teachers in exercising their functions in the village schools of São Paulo, promoted by NIS- in partnership with CENP-EDUSP USP. Job steps were divided into four groups or series, according to the characteristics and origins of selected documents: Preliminary Studies (legal subsidies federal and state governments and their offshoots), Study I - Series 1 (discussions on the National Curriculum Reference) Study II - Series 2 (material relating to Indigenous Teaching Course - Level médio/MagIN/2003), Study III - Series No. 3 (Course materials resulting from the Higher Education of Indigenous Teachers - FISPI/2005- 2008 TCCs and student-teacher ). The documents consulted confirm the assumptions that creativity is present in Intercultural and Bilingual Education Differentiated / Multulíngue Indigenous communities in school in Sao Paulo. What can be noticed from the teaching strategies used in the preparation and implementation of instructional materials, using methods such as transdisciplinarity and playfulness of indigenous transmission of wisdom and knowledge exchanges. The creative features most noticeable in the context of the documents were: flexibility, fluency of ideas, innovation, originality, sensitivity, imagination and inspiration, independence of thought and initiatives, analogies, metaphors, and combinations of concepts, motivation and curiosity, impulsiveness and spontaneity; play and relaxation, enhancement of association of ideas and knowledge. Field work does not end with this research, it offers numerous opportunities for further and search for new answers. The model was produced a brochure-book, "Creative strategies in Indigenous Education" offered to the NIS of the Secretariat of Education of São Paulo for evaluation studies of the distribution and socialization opportunities for indigenous communities.
Palavras-chave
CriatividadeEducação escolar indígena
Referências culturais
Análise de material curricular
Estado de São Paulo
Creativity
Indigenous education
Cultural references
Review of curriculum materials
State of São Paulo