O professor de corpo inteiro: a dança circular como fonte de promoção e desenvolvimento da consciência
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The teacher as an entity: the circular dance as a source of promotion and development of consciousnessAutor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
18/02/2014Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Esta pesquisa investigou a potencialidade de intervenções que se utilizam de expressões artísticas na promoção da tomada de consciência de professores da rede pública de ensino sobre suas condições de docência e seu papel na educação. Desenvolvida como ação da Psicologia Escolar, a proposta foi construída com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural por entender que oferecem lastro para a atuação do psicólogo em contextos institucionais. Objetivou-se observar em que medida uma intervenção que se utiliza de modalidades artísticas como mediadoras das expressões dos sujeitos, constitui-se facilitadora do desenvolvimento dos professores, promovendo a tomada de consciência de si, de seu papel e compromisso profissional. Foram sujeitos da pesquisa dois grupos de professores das redes municipal e estadual, de duas escolas localizadas em duas cidades do interior de São Paulo. Nosso método é o Materialismo Dialético, que busca desvelar o movimento e as contradições constituintes do fenômeno investigado e a expressão artística utilizada foi a dança circular. Utilizamos a vivência como unidade de estudo e as expressões afetivas como indicadores de vivência baseando-nos nas reflexões de L.S. Vigotski. Os resultados apontam que os afetos negativos são prevalentes na vivência da docência, caracterizada pelo sofrimento experimentado na profissão com diferentes contornos. Entretanto, dialeticamente, os professores também expressam afetos positivos em relação ao ensino que desenvolvem, sobretudo quando podem vislumbrar resultados e reconhecimento de seu trabalho. Verificamos, também, que a utilização da dança circular como mediadora dos afetos dos professores mostrou-se um meio para se trabalhar a intricada dinâmica de relações estabelecidas nas escolas. As informações apontam que a dança com seu gestual, coreografia, movimento e ritmo atinge a dimensão sensível dos professores, favorecendo reelaborações afetivas de sua vivência dentro da escola pela possibilidade de atribuição de novos significados e sentidos à sua prática, às suas condições de vida e trabalho e ao seu papel na educação escolar.
This research investigated the potentiality of interventions that use artistic expressions to promote the awareness of teachers from public school education about their conditions of teaching and their role in education. Developed as an action of Educational Psychology, the proposal was constructed based on theoretical-methodological assumptions of cultural-historical Psychology by understanding that it provides support to the role of the psychologist in institutional settings. This study aimed to observe the extent to which an intervention that uses artistic modalities as mediators of the expressions of the subjects, supports teachers development, promoting awareness of themselves, of their professional role and commitment. The research consisted of two groups of teachers from two publics schools located in two cities in the countryside of São Paulo, Brazil. Our method is the Dialectical Materialism, which seeks to reveal the movement and contradictions in investigated phenomenon. The artistic expression which we worked with was circular dance. We used emotional experience and affective expressions to build our analysis based on the reflections of L.S. Vigotski. The results indicate that the negative affections are prevalent on teaching experience, characterized by the feeling of suffering experienced in different forms in the profession. However, dialectically, teachers also express positive affections regarding their profession, especially when they can see results and recognition from their work. We also verified that the use of circular dances as a mediator of the teachers affections proved to be a way to work with the intricate dynamics of relationships established in the schools. The data suggest that the dances with their gesture, choreography, movement and rhythm touch the sensitive dimension of teachers providing the reworking of their affective experience inside the school by the possibility of assigning new meanings and senses to their practice, to their lives and work conditions, and their role in education.
Palavras-chave
Psicologia escolarFormação de professores
Dança circular
Vivência
Consciência
Educational Psychology
Teachers training
Circular dance
Emotional experience
Consciousness