O estilo clínico ser e fazer na investigação de benefícios clínicos de psicoterapias
Abrir arquivo
Título alternativo
Being and doing clinical style in clinical efficiency researches of psychotherapiesAutor
Orientador
Vaisberg, Tania Maria Jose AielloData de publicação
21/02/2013Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever o Procedimento Ser e Fazer de Acompanhamento de Intervenções Psicoterapêuticas e demonstrar sua potencialidade heurística. Trata-se de proposta que pode ser considerada uma alternativa fecunda no campo das investigações qualitativas, caracterizando-se como estratégia de operacionalização do método psicanalítico. Contrapondo-se ao posicionamento daqueles que consideram as psicoterapias como experiências cientificamente inabordáveis, este trabalho justifica-se a partir de perspectiva ética e investigativa segundo a qual toda e qualquer prática clínica pode e deve ser examinada em termos de seu poder de gerar - ou não - benefícios consistentes. Exige, também, que os termos usados nas pesquisas sobre a eficácia clínica sejam suficientemente claros para que possam ser estabelecidas interlocuções com psicólogos que se valem de outros referenciais teóricometodológicos, com profissionais de outras áreas e também com a sociedade. Metodologicamente, o presente estudo realiza-se por meio da apresentação do Procedimento Ser e Fazer de Acompanhamento de Intervenções Psicoterapêuticas e do exame de sua utilização, efetuado considerando-se material clínico proveniente de uma investigação científica, já publicada, realizada independentemente por outro pesquisador. Pode ser demonstrado que o procedimento é clinicamente útil, na medida em que favorece uma percepção compreensiva, tanto de movimentos mutativos, como de dificuldades eventuais que estejam em jogo. Fica assim firmada uma alternativa de avaliação de eficácia clínica que, mantendo-se maximamente próxima do acontecer humano e da dramática que neste se expressa, guarda coerência com o método psicanalítico e com as demais perspectivas qualitativas, que consideram a conduta humana em termos de ação e sentido.
This paper describes the Being and Doing Accompaniment Procedure of Psychotherapeutic Interventions and also demonstrates its heuristic potential. It is a proposal which can be considered a fertile alternative inside the qualitative investigation field, being a psychoanalytical method of operation strategy. Counteracting the point of view which considers the psychotherapies as intangible scientific experiments, this paper has its bases on the ethical and investigative perspective, according to which all clinical practices can be and must be examined according to its power to generate or not consistent benefits. It also demands that the terms used in the clinical efficiency researches be clear enough in order to establish the communication between psychologists, who refer to other theoretical and methodological sources, and professionals from other fields as well as the society. Methodologically, this study is realized through the Being and Doing Accompaniment Procedure of Psychotherapeutic Interventions and examining its usage, considering the clinical material produced from a scientific investigation, already published, independently conducted by other researchers. It can be shown that the clinical procedure is useful since it helps a comprehensive perception not only of mutative movements but also of any occasional difficulty that can be discussed. Therefore, it is settled an alternative to the clinical efficiency evaluation that, being as close as possible to the human event and the dramatic expressed here, is coherent with the psychoanalytical method and with the other qualitative perspectives which consider the human acting in terms of action and sense.
Palavras-chave
Pesquisa psicanalíticaPesquisa qualitativa
Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Psicoterapia psicanalítica
Estilo clínico Ser e Fazer
Psychoanalytical research
Qualitative research
Therapeutic intervention result evaluation
Psychoanalytical psychotherapy
Being and Doing clinical style