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dc.contributor.advisorWechsler, Solange Muglia
dc.contributor.authorFarias, Eliana Santos de
dc.date.accessioned2022-02-16T18:40:53Z
dc.date.available2022-02-16T18:40:53Z
dc.date.issued2012-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15686
dc.description.abstractA identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e outros agentes), multi-método (meios, processos, instrumentos), multi-temporal (momentos, estágios do desenvolvimento), multi-contextual (tarefas na escola, em casa e outros) e, multi-etápica (fases ou módulos de apoio). Neste processo, a figura do professor merece destaque, e efetiva sua participação por meio de nomeação docente. No Brasil, ainda não existe instrumento com recomendação favorável pelo Conselho Federal de Psicologia. Diante deste fato, objetivou-se por desenvolver dois estudos, no primeiro elaborar uma escala de nomeação docente para alunos dotados e talentosos, bem como buscar por evidencias de validade de conteúdo; já no segundo estudo, buscou-se por evidencias de precisão da consistência interna, bem como validade baseada na estrutura interna e convergente e discriminante. Depois de elaborado o instrumento (ENDI-p), os resultados do primeiro estudo indicam que a ENDI-p está pronta para uso, ao se observar o coeficiente de kappa (kmédio=0,778). A ENDI-p perdeu cinco itens e teve quatro itens adaptados para outras áreas, que não as originais. No segundo estudo, por meio da correlação item-total foram retirados 17 itens da ENDI-p que apresentaram índices de saturação inferiores a 0,30 (rotação varimax) o que resultou em três grandes fatores. Com a extração destes itens, a escala apresentou um bom valor para o Alpha de Cronbach geral (alfa=0,801), como também para os três fatores específicos: F1 (alfa=0,892 com 23 itens), F2 (alfa=0,929 com 26 itens), F3 (alfa=0,727 com 7 itens), atendendo ao objetivo 3. O teste de esfericidade de Bartlett indicou correlação entre os itens (x2 0=4370,985; gl=1653; p<0,000). Já a medida de adequação da amostra para aplicação da análise fatorial apresentou-se apropriada pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO=0,498). O quarto objetivo foi atendido por meio da análise fatorial exploratória (AFE) resultando em três fatores. Os objetivos 5 e 6, a respeito da busca de evidencias de validade baseadas nas relações com variáveis externas foram parcialmente atendidos, o que pode sugerir, para futuros estudos utilizar uma amostra maior.
dc.description.abstractThe identification of students fitted and / or talent is characterized by a variety of possibilities. This identification may be multidimensional (areas, dimensions), multireferential (parents, teachers, psychologists and other staff), multi-method (methods, processes, tools), multi-temporal (time, stages of development), multi-contextual (tasks at school, at home and others), and multi-stage (stages or modules support). In this case, the figure of the teacher deserves, and effective participation through teacher nomination. In Brazil, there is no instrument with a favorable recommendation by the Federal Council of Psychology. Given this fact, the objective is to develop two studies, the first draw up a scale of appointing teachers for gifted and talented students as well as search for evidence of content validity, where as the second study, we sought evidence for the consistency of accuracy internal and validity based on internal structure and convergent and discriminant. After formulating the instrument (ENDI-p), the results of the first study indicate that the ENDI-p is ready for use, when looking at the kappa coefficient (kmédio= 0.778). The ENDI-p lost five items and had four items adapted to other areas other than the original. In the second study, by means of item-total correlation were removed 17 items from Endi-p showed that saturation index less than 0.30 (varimax rotation) which resulted in three major factors. With the removal of such items, the scale was a good value for the overall Cronbach's alpha (alfa= 0.801), but also for the three specific factors: F1 (alfa=0.892 with 23 items), F2 (alfa= 0.929 with 26 items), F3 (alfa= 0.727 with 7 items), given the goal 3. The Bartlett test of sphericity indicated a correlation between items (x2 0=4370,985; gl=1653; p<0,000). Since the measure of sampling adequacy for the application of factor analysis showed to be appropriate for the test of Kaiser-Meyer-Olkin (KMO = 0.498). The fourth objective was met through exploratory factor analysis (EFA) resulting in three factors. Objectives 5 and 6, about the search for evidence of validity based on relationships with external variables were partially met, which may suggest, for future studies using a larger sample.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectavaliação psicológica
dc.subjectaltas habilidades
dc.subjectpsicologia escolar
dc.subjectsuperdotação
dc.subjecttestagem psicológica
dc.subjectpsychological assessment
dc.subjecthigh skills
dc.subjectschool psychology
dc.subjectgiftedness
dc.subjectpsychological testing
dc.titleElaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
dc.title.alternativeDevelopment of instrument for identifying intellectually gifted students for teachers: an exploratory study
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8374361915552120
puc.advisorLattes8649532766623043
puc.refereeGobitta, Mônica
puc.refereeNakano, Tatiana de Cássia
puc.refereeSchelini, Patrícia Waltz
puc.refereePrimi, Ricardo
puc.refereeLattes2925689351841407
puc.refereeLattes8092049870780985
puc.refereeLattes6185333517392859
puc.refereeLattes5114152079911903
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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