dc.contributor.advisor | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
dc.contributor.author | Silva, Maria áurea Pereira | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:42:10Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:42:10Z | |
dc.date.issued | 2015-06-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15731 | |
dc.description.abstract | A raríssima presença do psicólogo escolar na rede brasileira de ensino pública, possivelmente apresenta lacunas, como a falta de um trabalho, no âmbito da orientação profissional, que considere a discussão da díade escola e trabalho como categorias relevantes da vida material em uma sociedade dividida em classes. Ao suscitar essa carência, buscou-se conhecer melhor essas duas categorias. Para tanto, defende-se a tese de que a Psicologia não está inserida no cotidiano da escola, portanto, essa ciência não está envolvida com a juventude de classe popular. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo analisar concepções de jovens de classe popular, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental, sobre a articulação entre escola e trabalho como elemento fundamental da vida humana. O percurso metodológico baseou-se na modalidade qualitativa, à luz do método Materialista Histórico e Dialético; a pesquisa orientou-se por procedimentos éticos, por um roteiro de entrevista composto de quatro dimensões: Pessoal; Escolar; Trabalho; e Expectativas de Futuro, e por informações que foram registradas nos diários de campo. A fundamentação teórica foi construída em quatro eixos estruturantes: 1) A vida cotidiana e o trabalho no Capitalismo contemporâneo; 2) Educação e Trabalho; 3) Juventude e Classe Social; e 4) Psicologia Escolar e Trabalho. Os dados foram dispostos a partir das quatro dimensões que subsidiaram o encaminhamento da investigação e orientaram as análises. Os resultados mostraram que muitos jovens trabalham, embora em condições salariais precárias; eles reconheceram a escolaridade como instrumento que possibilita a ascensão pessoal, profissional e social muitos verbalizaram a vontade de cursar o ensino superior. Os resultados também sugerem a importância da atuação do psicólogo no ambiente escolar, de forma integral, especialmente, em programas educacionais, cujos participantes apresentam vulnerabilidades referentes à sua trajetória de vida em âmbito histórico, econômico e social. | |
dc.description.abstract | The very rare presence of a school psychologist in the Brazilian public teaching school net presents gaps, as the lack of a job, in the professional orientation field, which considers the discussion of both school and the work world as relevant categories of material life in society divided into classes. By mentioning this gap, it was aimed to know better these two categories. In order to do that, it is defended the thesis that psychology is not inserted in the public school day life, therefore, it is not involved with youth, mainly, in its professional orientation practice, which does not face the discussion of education to the work world in the capitalist system. In this perspective, the present study aimed to analyze youths conceptions, students of Adults and Youths Education (EJA), who take the second phase of Fundamental School, about the articulation between school and work as a fundamental element of human life. The methodologic way was based upon a qualitative model, under the light of Historic and Dialect Materialist method; the research was guided by ethics procedures, by an interview guide with the following dimensions: Personal; Schooling; Work; and Future Expectations, and by information which were recorded in Field Rollcalls. The theoretical basis was built starting from four structural axles: 1) The day life and work in contemporaneous Capitalism; 2) Education and Work; 3) Youth; and 4) School Psychology and Professional Orientation. The data were set from the four dimensions that undertook the investigation way and guided the analysis. The outcomes showed that many participants of this research studied and worked, although in poor conditions; and had the acknowledgment of school learning as a tool that enables personal, professional and social growth many of them spoke about their dreams to take a University course. The analysis were performed from each one of the four mentioned dimensions, and conclude that the school psychologist action in public school is relevant because it enables students and the others from school community, the practice of reflections and analysis about concrete reality towards emancipation. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | psicologia escolar | |
dc.subject | trabalho | |
dc.subject | juventude | |
dc.subject | escola pública | |
dc.subject | psicologia crítica | |
dc.subject | school psychology | |
dc.subject | work | |
dc.subject | youth | |
dc.subject | public school | |
dc.subject | critical psychology | |
dc.title | Trabalho e juventude: psicologia escolar na escola pública | |
dc.title.alternative | Work and youth: school psychology at public school | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 5929157352755186 | |
puc.advisorLattes | 8863163152848405 | |
puc.referee | Leite, Sandra Fernandes | |
puc.referee | Marinho-Araujo, Claisy Maria | |
puc.referee | Souza, Vera Lúcia Trevisan de | |
puc.referee | Bernardo, Márcia Hespanhol | |
puc.refereeLattes | 9055223881868290 | |
puc.refereeLattes | 2999127173845463 | |
puc.refereeLattes | 6876954243774464 | |
puc.refereeLattes | 5360176761598675 | |
puc.center | CCV – Centro de Ciências da Vida | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | |