dc.contributor.advisor | Souza, Vera Lúcia Trevisan de | |
dc.contributor.author | Navarro, Lúcia Maria Pissolatti da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:42:10Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:42:10Z | |
dc.date.issued | 2015-02-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15737 | |
dc.description.abstract | Partimos da análise vivencial de um grupo de vinte e um (21) profissionais que atuam em um núcleo de internação de pacientes com sofrimento mental em estado agudo, em uma instituição hospitalar em saúde mental localizada na cidade de São Paulo, em que se detectam problemas na relação desses profissionais com o trabalho, a saber: dificuldades em trabalhar coletivamente, em comunicar-se e relacionar-se. Estas impactam diretamente a qualidade do atendimento prestado ao paciente e geram, nos profissionais, o sentimento de falta de reconhecimento de seu trabalho. A pesquisa teve como objetivo investigar os sentidos do trabalho e da formação em situação de trabalho realizada no período em que se desenvolveu esta tese, para profissionais que atuam em saúde mental no sistema público de saúde. Também se buscou analisar o potencial desta formação, que se utilizou uso de materialidades mediadoras artísticas para promover a reflexão e conscientização dos profissionais envolvidos sobre seu papel no atendimento aos pacientes e no trabalho do hospital. Utilizou-se como aporte teórico e metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico Cultural, sobretudo aqueles da psicologia da arte desenvolvidos por Vigotski. Como resultado, observou-se que as ações de formação em situação de trabalho promovem o desenvolvimento da dimensão do humano em situação de trabalho, permitindo desvelar a intrincada trama de sentidos configurados pelos profissionais. Evidenciou-se, também, que apesar da parceria estabelecida com o gestor, a inserção de um projeto de formação em situação de trabalho carece de legitimação, seja por parte dos próprios profissionais, do gestor e da instituição de políticas públicas voltadas à saúde mental que promovam e sustentem esta inserção, nesta perspectiva. | |
dc.description.abstract | We built on on the vivencial analysis of a group of twenty one (21) professionals who work in an admission center for patients in acute mental suffering, in a mental health institution in São Paulo. In this analysis, some work related issues were detected, such as difficulties in working in teams, communicating and dealing with people. Such difficulties heavily impact on the way patients are treated by the staff, and also causes professionals to feel underestimated and not appreciated enough for their potential. The main purpose of this research is to investigate the meaning behind work and work situation education which took place while this research was being conducted, for professionals who work in the mental health area in public hospitals. It was also intended to analyze the potential of this type of education, which made use of artistic materialities as means to promote reflection in and raise the awareness of the professionals involved in relation to the job they perform. As theoretical and methodological support, we chose to tackle Cultural Historical Psychology conjectures, more importantly those of art psychology developed by Vigotski. As a result, we observed that work situation education actions promote the development of the human dimension in this condition. At the same time, we highlight the fact that the arts, used as the mediator of reflection that follows the practice, favored a corageous approach as well as the planning of situations and the coming up of solutions, revealing this strategy's educational potential on the broadening of professionals' consciousness on praxis transformation. It was also our concern to emphasize that regardless the established partnership with the institution, the insertion of a work situation education project needs legitimation, be it from the professionals involved themselves, the manager and the public policies institution that aims to promote and support this insertion, under this perspective and in an ampler way. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | formação em situação de trabalho | |
dc.subject | saúde mental | |
dc.subject | sentidos | |
dc.subject | arte | |
dc.subject | psicologia histórico-cultural | |
dc.subject | work situation education | |
dc.subject | mental health | |
dc.subject | mediation art | |
dc.subject | cultural-historical psychology | |
dc.title | Formação em situação de trabalho para profissionais da saúde mental: a arte como mediação | |
dc.title.alternative | Education in work situations for mental health professionals: art as mediation | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 8975529701702286 | |
puc.advisorLattes | 6876954243774464 | |
puc.referee | Bernardo, Márcia Hespanhol | |
puc.referee | Dias, Maria Dionísia do Amaral | |
puc.referee | Guzzo, Raquel Souza Lobo | |
puc.referee | Aguiar, Wanda Maria Junqueira de | |
puc.refereeLattes | 5360176761598675 | |
puc.refereeLattes | 5242671242882106 | |
puc.refereeLattes | 8863163152848405 | |
puc.refereeLattes | 1565105678352914 | |
puc.center | CCV – Centro de Ciências da Vida | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | |