A experiência de cantar para bebês: um estudo fenomenológico com mães
Abrir arquivo
Título alternativo
The experience of singing to infants: A phenomenological investigation with mothersAutor
Orientador
Cury, Vera EnglerData de publicação
14/02/2017Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
As pesquisas que abordam o cantar materno preocupam-se em investigar como e por que as canções são facilitadoras da comunicação mãe-bebê, dando atenção principalmente aos aspectos acústicos e socioculturais. Esta pesquisa, qualitativa e de natureza exploratória, foi desenvolvida com base na fenomenologia de Edmund Husserl e em norteadores teóricos da psicologia humanista, mais especificamente da Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers. Objetivou apreender a experiência de 13 mães que tiveram seu primeiro filho nos últimos 18 meses sobre o sentido de cantar para seu bebê. A pesquisadora conversou com cada uma das participantes, todas com formação universitária, durante um encontro dialógico, e escreveu, em seguida, uma narrativa compreensiva para registrar sua compreensão sobre a experiência daquela mãe a partir de suas próprias impressões. Uma narrativa-síntese e uma síntese criativa foram construídas a partir do conjunto de narrativas de forma a possibilitar concluir o processo de análise fenomenológica que supõe três fases: descrição, compreensão e interpretação da experiência. Os elementos estruturais que emergiram das vivências das mães sobre cantar para seu bebê são: (a) um modo de comunicar-se abraçando o bebê com seus sons; (b) a construção de um vínculo; (c) uma forma de conhecer melhor seu bebê à medida que ele se desenvolve; (d) um meio de reconhecer a si mesma como mãe; (e) uma maneira de transmitir valores pessoais e costumes familiares; (f) um modo criativo de expressar-se; e (g) a possibilidade de crescimento pessoal. O sentido desta experiência possibilita novas reflexões sobre o tema do relacionamento humano em termos psicológicos e pode estimular interlocuções com outras áreas de conhecimento.
Research studies that address mothers singing focus on investigating how and why songs facilitate mother-infant communication considering, especially, the acoustical and sociocultural aspects involved. This qualitative and exploratory research study was developed based on Edmund Husserl’s phenomenology and guided by principles of Humanistic psychology, specifically Carl Roger’s Person Centered Approach. It aimed to apprehend the experience of 13 mothers who gave birth to their first child during the past 18 months, about the meaning of singing to their infants. The researcher spoke to each of the participants, all with a college education, during a dialogical encounter, and immediately afterwards wrote a comprehensive narrative to register her comprehension regarding that mother’s experience, based on her own impressions. A narrative-synthesis and a creative synthesis were constructed based on the narratives to enable a phenomenological process of analysis that presupposes three phases: description, comprehension and interpretation of the experience. The structural elements that emerged from the mothers' experience of singing to their infants are: (a) a means of communication hugging their infant with their song; (b) the establishment of an emotional bond with their infant; (c) a way to better know their infant as it develops; (d) a means of recognizing themselves as mothers; (e) a form of sharing personal values and family customs; (f) a creative way of expressing themselves, and (g) a possibility of personal growth. The meaning of this experience enables further reflections regarding human relationships from a psychological viewpoint and can stimulate dialogues with other areas of knowledge.
Las pesquisas que abordan el canto materno se preocupan en investigar cómo y por qué las canciones son facilitadoras de la comunicación madre-bebé, dando atención principalmente a los aspectos acústicos y socioculturales. Esta pesquisa, cualitativa y de naturaleza exploratoria, fue desarrollada con base en la fenomenología de Edmund Husserl y en orientaciones teóricas de la psicología humanista, más específicamente del Enfoque Centrado en la Persona, de Carl Rogers. Su foco fue aprender de la experiencia de 13 madres que tuvieron su primer hijo en los últimos 18 meses sobre el sentido de cantarle a su bebé. La investigadora conversó com cada participante, mujeres universitarias, durante un encuentro dialógico, y escribió, de inmediato, una narrativa comprensiva para registrar su comprensión sobre la experiencia de aquella madre a partir de sus propias impresiones. Una síntesisnarrativa y una síntesis creativa fueron construidas a partir del conjunto de narrativas de manera que sea posible concluir el proceso de análisis fenomenológico que supone tres fases: descripción, comprensión e interpretación de la experiencia. Los elementos estructurales que emergieron de las vivencias de las madres sobre cantarles a sus bebés son: (a) un modo de comunicarse abrazando al bebé con sus sonidos; (b) la construcción de un vínculo; (c) una forma de conocer mejor a su bebé a medida que éste se desarrolla; (d) un reconocimiento de sí misma como madre; (e) una manera de transmitir valores personales y costumbres familiares; (f) un modo creativo de expresarse; e (g) la posibilidad de crecimiento personal. El sentido de esta experiencia posibilita nuevas reflexiones sobre el tema de la relación humana en términos psicológicos y puede estimular interlocuciones con otras áreas de conocimiento.
Palavras-chave
MãesRelação mãe-bebê
Cantar
Experiência de mães
Pesquisa fenomenológica
Mothers
Mother-infant relationship
Singing
Mother’s experience
Phenomenological research
Madres
Relación mamá-bebé
Cantar
Experiencia de madres
Investigación fenomenológica