Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
Abrir arquivo
Título alternativo
Bullying and inclusion in Elementary School: Conception of teachers.Autor
Orientador
Zanon, Letícia Lovato DellazzanaData de publicação
22/02/2018Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos os envolvidos. Sabese que crianças com deficiência sofrem mais bullying do que crianças sem deficiência. Portanto, considerando-se que a escola contemporânea tem o dever de propiciar um espaço saudável de aprendizagem para os alunos com deficiência, este estudo teve como objetivo investigar as concepções de professores do Ensino Fundamental I sobre bullying e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Participaram seis professores da rede municipal de Educação de uma cidade do interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada sobre bullying e inclusão escolar para professores, bem como questionário sobre bullying direcionado aos professores de alunos com deficiência. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, de acordo com Lavine & Dionne (1999). Os resultados indicaram que os professores têm bons conhecimentos sobre bullying e que entendem seu papel fundamental em relação à educação de seus alunos com deficiência. Além disso, os alunos com deficiência sofrem mais exclusão do que os demais alunos. Entretanto, não foi possível identificar similaridades em relação às concepções dos participantes quanto a como ocorre o bullying em crianças com deficiência. Observou-se ainda que ser professor especialista ou generalista pode influenciar as concepções desses professores sobre as temáticas investigadas e que o tipo de deficiência do aluno em inclusão influência nas práticas desses professores e na forma como a classe interage com esse aluno.
Bullying is a type of violence that occurs between peers, especially within school settings. Its main characteristics include repeated and intentional unpleasant actions from one student towards another, which are cause of suffering to the victim and damages to all involved. It is known that children with disabilities experience more bullying than children without disabilities. Thus, considering that contemporary school has a duty to provide a healthy learning environment to disabled students, the present study aimed to investigate the conceptions of elementary school teachers about bullying and the inclusion of students with disabilities in the regular system of education. Participants included six teachers from a municipal education network in the countryside of the state of São Paulo. Instruments used were: a semistructured interview about bullying and school inclusion for teachers and a questionnaire on bullying directed to teachers of disabled students. Data were submitted to content analysis (Lavine & Dionne (1999) The results indicated that teachers have good knowledge of bullying and that they are aware of their key role regarding the education of their disabled students. They also showed that students with disabilities experience more exclusion than others. However, it was not possible to identify similarities among participants in relation to how bullying occurs in children with disabilities. It was also observed that the fact of being a specialist or generalist teacher can influence the conceptions of these educators on the investigated themes and that the kind of disability of the students influences the practice of these teachers and the way the class interacts with this student.
Palavras-chave
BullyingInclusão
Ensino Fundamental I
Formação de professores.
Bullying
Inclusion
Elementary school
Teacher training