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dc.contributor.advisorZanon, Letícia Lovato Dellazzana
dc.contributor.authorBorges, Anna Karolina Santoro
dc.date.accessioned2022-02-16T19:02:13Z
dc.date.available2022-02-16T19:02:13Z
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16060
dc.description.abstractO bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos os envolvidos. Sabese que crianças com deficiência sofrem mais bullying do que crianças sem deficiência. Portanto, considerando-se que a escola contemporânea tem o dever de propiciar um espaço saudável de aprendizagem para os alunos com deficiência, este estudo teve como objetivo investigar as concepções de professores do Ensino Fundamental I sobre bullying e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Participaram seis professores da rede municipal de Educação de uma cidade do interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada sobre bullying e inclusão escolar para professores, bem como questionário sobre bullying direcionado aos professores de alunos com deficiência. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, de acordo com Lavine & Dionne (1999). Os resultados indicaram que os professores têm bons conhecimentos sobre bullying e que entendem seu papel fundamental em relação à educação de seus alunos com deficiência. Além disso, os alunos com deficiência sofrem mais exclusão do que os demais alunos. Entretanto, não foi possível identificar similaridades em relação às concepções dos participantes quanto a como ocorre o bullying em crianças com deficiência. Observou-se ainda que ser professor especialista ou generalista pode influenciar as concepções desses professores sobre as temáticas investigadas e que o tipo de deficiência do aluno em inclusão influência nas práticas desses professores e na forma como a classe interage com esse aluno.
dc.description.abstractBullying is a type of violence that occurs between peers, especially within school settings. Its main characteristics include repeated and intentional unpleasant actions from one student towards another, which are cause of suffering to the victim and damages to all involved. It is known that children with disabilities experience more bullying than children without disabilities. Thus, considering that contemporary school has a duty to provide a healthy learning environment to disabled students, the present study aimed to investigate the conceptions of elementary school teachers about bullying and the inclusion of students with disabilities in the regular system of education. Participants included six teachers from a municipal education network in the countryside of the state of São Paulo. Instruments used were: a semistructured interview about bullying and school inclusion for teachers and a questionnaire on bullying directed to teachers of disabled students. Data were submitted to content analysis (Lavine & Dionne (1999) The results indicated that teachers have good knowledge of bullying and that they are aware of their key role regarding the education of their disabled students. They also showed that students with disabilities experience more exclusion than others. However, it was not possible to identify similarities among participants in relation to how bullying occurs in children with disabilities. It was also observed that the fact of being a specialist or generalist teacher can influence the conceptions of these educators on the investigated themes and that the kind of disability of the students influences the practice of these teachers and the way the class interacts with this student.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectBullying
dc.subjectInclusão
dc.subjectEnsino Fundamental I
dc.subjectFormação de professores.
dc.subjectBullying
dc.subjectInclusion
dc.subjectElementary school
dc.subjectTeacher training
dc.titleBullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
dc.title.alternativeBullying and inclusion in Elementary School: Conception of teachers.
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes5025784620594524
puc.advisorLattes7738167015455111
puc.refereeSouza, Márcia Imaculada de
puc.refereeBorsa, Juliane Callegaro
puc.refereeLattes9007174765815851
puc.refereeLattes3492936364312399
puc.centerCCV – Centro de Ciências da Vida
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Psicologia


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