Título alternativo
Movimentos estudantis; Ocupações; Linguagem; Mídia; Arte.
Autor
Zaccarelli, Christina de Toledo
Orientador
Andrade, Eliane Righi de
Data de publicação
21/02/2018
Tipo de conteúdo
Dissertação
Direitos de acesso
Acesso Aberto
Palavras-chave
Students movements; Occupy; Language; Media; Art.
Linguagem
Português
Financiador
Este trabalho, inscrito no mestrado interdisciplinar LIMIAR – Linguagens, mídia e arte – pretende compreender o significado das ocupações estudantis de novembro de 2015 em São Paulo através de três pilares: a análise discursiva sobre o episódio, a partir de referências teóricas como Foucault e Derrida, o estudo do enfoque da mídia, a partir de Chomsky, e a análise de material produzido pelos estudantes, a partir de Canevacci, para que, através do método rizomático que tem na cartografia de Deleuze e Guattari seu principal instrumento, possa-se compreender a questão das ocupações por diferentes olhares e perspectivas. Espera-se trazer reflexões sobre a memória dos movimentos estudantis, bem como a maneira pela qual foi construída a memória discursiva das ocupações – atravessada, legitimada e ressignificada pelo discurso das mídias. Busca-se, ainda, refletir se é possível pensar nas ocupações como acontecimento, a partir de Foucault e Derrida, a fim de entender os efeitos de sentido que estas manifestações produziram para a construção da memória sobre os movimentos estudantis na história, em suas diferenças e similaridades.This work enrolled in the interdisciplinary master LIMIAR – Languages, media and arts – aims to understand the meaning of the November 2015 student occupations in São Paulo, through three pillars: the discursive analysis of the episode, from theoretical references such as Foucault and Derrida, the study of media based on Chomsky, and the analysis of materials produced by students, brought up by Canevacci, so that through the cartography method of Deleuze and Guattari, we can understand the issue of occupations from different views and perspectives. We expect to bring reflections on the memory of the student movement and the way discursive memory of occupations has been built – crossed, legitimized and re-signified by the discourse of the media. We also hope to bring reflections if it is possible to think of occupations as an event, from Foucault’s and Derrida’s viewpoint, in order to understand the effects of meaning that these events produced on the construction of the memory of the student movements in History, their differences and similarities.
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