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dc.contributor.advisorLopes, Jairo de Araujo
dc.contributor.authorGranziera, Lilian Cristina
dc.date.accessioned2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.available2022-02-22T11:34:21Z
dc.date.issued2006-03-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16409
dc.description.abstractO presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as aulas tradicional e interdisciplinar. O que se pretendeu demonstrar é que a construção do conhecimento, por meio da arte literária, permite uma intelectualização criativa e crítica mediante a condução de aulas com estratégias interdisciplinares. Para o desenvolvimento de nosso raciocínio, apoiamo-nos em referências teóricas que priorizam o paradigma científico emergente, como a teoria da complexidade e a teoria das inteligências múltiplas. Para tanto, procedemos a um extenso levantamento bibliográfico, seguido da análise de pré-testes e questionários preenchidos pelos alunos. Constatamos que mesmo aqueles alunos que conceituam a aula como tradicional, esperam que o professor a conduza de forma interdisciplinar. De posse desses resultados, defendemos que a pesquisa da própria prática seja um caminho no desenvolvimento de um olhar mais humanístico na Educação.
dc.description.abstractThe present work, of empirical nature, has as study object the conceptions of lesson presented by freshman students in the course of Languages at two specific moments, considering as categories, a priori, the traditional lessons and interdisciplinary lessons. The purpose is to demonstrate that the construction of the knowledge, by means of literary art, allows a creative and critical intellectualization through the conduction of lessons with interdisciplinary strategies. For the development of our reasoning, we support ourselves in theoretical references that prioritize the emergent scientific paradigm, as the theory of the complexity and the theory of multiple intelligences. For in such a way, we proceeded to an extensive bibliographical survey, followed by the analysis of after-tests and questionnaires filled out by the students. We evidenced that even those students who appraise the lesson as traditional, wait that the teacher leads it in an interdisciplinary form. In acknowledging these results, we defend that the proper practical research be a way in the development of a more humanistic look in Education.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectaula
dc.subjectparadigma emergente da complexidade
dc.subjectarte literária
dc.subjectensino superior
dc.subjectformação de professores
dc.subjectlesson
dc.subjectemergent paradigm of the complexity
dc.subjectliterary art
dc.subjecthigh education
dc.subjectformation of teachers
dc.titlePesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
dc.title.alternativeProper practical research: construction of the knowledge in the constituents attributes of the teacher of the art of the word.
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9379524280910786
puc.advisorLattes4244247989810231
puc.refereeSantade, Maria Suzett Biembengut
puc.refereeCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
puc.refereeLattes6301382543938476
puc.refereeLattes3883562938853685
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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