Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira deData de publicação
18/12/2017Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento da linguagem oral. Assim, o problema da pesquisa visa analisar como o desenvolvimento da linguagem oral é compreendido por professoras da Educação Infantil que atuam com crianças de zero a três anos. Considerando a importância da relação entre a linguagem e o pensamento no desenvolvimento dos conceitos nas crianças, reiterada de forma consistente na literatura científica sobre o tema, identificamos a relevância de se estudar sobre o desenvolvimento da linguagem oral em crianças de zero a três anos na percepção de professoras. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas de Educação Infantil, uma pública e outra particular, do município de Indaiatuba. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras, uma de cada escola, e observações sistemáticas de suas aulas. A análise do material empírico apoia-se na Teoria históricocultural de Vigotski e na pedagogia histórico-crítica, ao sustentar a educação das crianças pequenas com base em um trabalho educativo que visa aproximar os alunos do conhecimento sistematizado produzido de maneira histórica, cultural e científica pela humanidade. Após a análise das entrevistas com as professoras e dos registros de observação de suas aulas, identificamos as seguintes categorias de análise: Para além da ampliação do repertório; Era uma vez a linguagem e o pensamento...; Brincar e conversar, é só começar!; O dito, o feito e o efeito. Pudemos verificar que as práticas das professoras poderiam contribuir mais para o desenvolvimento da linguagem oral, considerando essa prática como um elemento mediador que envolve significados e sentidos, tornando-se assim um ato de pensamento, caso houvesse condições de trabalho adequadas, assim como uma formação inicial que proporcionasse um embasamento teórico e prático direcionado para a fase com a qual atuam. As contribuições deste trabalho visam aprofundar os estudos na área de formação de professores de Educação Infantil, destacando a importância da ação pedagógica intencional no que se refere ao desenvolvimento da linguagem oral, em especial, os que atuam com crianças de zero a três anos, além de reforçar a necessidade de uma formação inicial que atenda as especificidades da docência para esta faixa etária.
This research discusses pedagogical practices in Early Childhood Education and analyzes the concepts and practices of teachers of children from zero to three years of age on the development of oral language. Therefore, the research problem reflects on how the development of oral language is understood by teachers of Early Childhood Education who work with children from zero to three years. Considering the importance of the relationship between language and thought in the development of concepts in children, we identified the relevance of studying the development of oral language in children from zero to three years in the perception of teachers. For this research, two schools of Early Childhood Education were selected, one public and another private, in the city of Indaiatuba. Semi-structured interviews were conducted with the teachers, one from each school, and also systematic observations of their classes. The research is based on the theory of human development in the historicalcultural perspective of Vigotski and historical-critical pedagogy, supporting the education of young children based on an educational work that aims to bring students to the systematized knowledge produced by mankind in a historical, cultural and scientific way. After analyzing the interviews with the teachers and observation records of their classes, we identified the following categories of analysis: Beyond the expansion of vocabularies; Once upon a time there was the language and the thought...; Play and talk, just get started!; What’s said, done and the effect. We could verify that the practices of the teachers could contribute more to the development of oral language, if there were adequate working conditions, as well as an academic formation that provided a theoretical and practical base directed to the phase with which they act. Thus, the contributions of this research aim to deepen the studies in the area of Early Childhood teacher education, highlighting the importance of intentional teaching related to the development of oral language, especially those who work with children from zero to three years, and also reinforcing the need for an academic formation that meets the specifics of teaching for this age group.
Palavras-chave
Formação de Professores de Educação InfantilCrianças de zero a três anos
Teoria histórico-cultural
Práticas pedagógicas
Linguagem oral
Early Childhood teacher education
First childhood
Cultural–historical theory
Pedagogical practices
Oral language