A contribuição dos processos de comunicação para a sustentabilidade: respostas à crise hídrica no âmbito das bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Autor
Orientador
Mariosa, Duarcides FerreiraData de publicação
15/12/2021Tipo de conteúdo
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Entre os anos de 2014 e 2015, principalmente, o Sudeste brasileiro sofreu uma crise de escassez hídrica severa. O baixo volume de precipitações, o decaimento do nível dos reservatórios e as altas temperaturas tiveram grande impacto social e prejuízos econômicos refletidos na agricultura, na indústria e na rotina da população daquela região, majoritariamente urbana. Em momentos de crise como esta, em que o volume de água disponível não é suficiente para atender às demandas da população, questiona-se se os processos comunicacionais poderiam contribuir para a gestão dos estoques, direcionamento do consumo e, consequentemente, alcançando a sustentabilidade dos recursos hídricos. Partindo da hipótese que os processos comunicacionais são importantes para o gestor de recursos escassos, porque dão aporte à disseminação de conteúdos preventivos, conscientizando acerca dos riscos e atualizando informativos no que tange ao momento crítico, com transparência e responsabilidade, são utilizados nesta pesquisa, os recursos metodológicos centrados numa abordagem quali-quantitativa, cujos objetivos são descrever e analisar se, no período entre os anos de 2014 e 2015, a comunicação sobre a crise foi eficiente, eficaz e tempestiva. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de base documental e bibliográfica, descrevendo e analisando os processos de comunicação num momento de crise dos recursos hídricos, e buscando descrever a maneira como os processos estavam sendo construídos dentro dos limites das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, objeto deste estudo, visando atingir os usuários. As crises e os impactos sobre as Bacias do PCJ, que se atrelam aos riscos existentes, que se relacionam ao balanço hídrico, crescimento populacional e à mudança climática, também são abordados na pesquisa, com sustentação da literatura sobre a gestão de riscos e crises e seus instrumentos de ação, quais sejam, os processos comunicacionais neles envolvidos. Para alcançar os objetivos, foram analisadas 15 Atas de reuniões do Grupo de Trabalho Estiagem, do período de 2014 e 2015, cujas atribuições estiveram relacionadas à articulação, elaboração de propostas e à divulgação de conteúdos entre os usuários e representantes dos diversos setores da sociedade, das Câmaras Técnicas dos Comitês e os Planos de Comunicação, referentes ao Contrato de Gestão com a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico - ANA - dos anos de 2011 e, o mais recente, proposto para o período entre 2022 a 2025. Foram utilizadas as Análises de Conteúdo, que incluem a contagem, as categorizações, as frequências, a classificação hierárquica descendente e a análise de similitude dos enunciados das atas e a Análise de Discurso que tem como objetivo verificar o sentido dos textos reproduzidos. O resultado demonstrou que os processos comunicacionais estavam, no período analisado, muito mais voltados ao período crítico, ou seja, a uma comunicação em momento específico e informativa, do que aquela relacionada à gestão de riscos e, portanto, com campanhas de longo prazo, que produzem uma conscientização mais ampla e engajadora. Como conclusão sugere-se que o modelo de comunicação adequado, levando em consideração as vulnerabilidades deverá ser o de comunicação de riscos, permanente, sem rupturas e transparente, de forma a alcançar o engajamento da população à causa dos Comitês PCJ.
Between 2014 and 2015, mainly, Southeastern Brazil suffered a severe water shortage crisis. The low volume of precipitation, the declining level of reservoirs and high temperatures had great social impact and economic losses reflected in agriculture, industry and the routine of the population of that region, mostly urban. In moments of crisis like this one, in which the volume of water available is not enough to meet the demands of the population, the question is whether the communicational processes could contribute to the management of stocks, directing consumption and, consequently, achieving the sustainability of hydric resources. Starting from the hypothesis that communication processes are important for the manager of scarce resources, because they provide support to the dissemination of preventive content, raising awareness about risks and updating information regarding the critical moment, with transparency and responsibility, this research uses methodological resources focused on a qualitative-quantitative approach, whose objectives are to describe and analyze whether, in the period between the years 2014 and 2015, communication about the crisis was efficient, effective and timely. This is a research of applied nature and documentary and bibliographic basis, describing and analyzing the communication processes in a moment of water resources crisis, and seeking to describe how the processes were being built within the limits of the Piracicaba, Capivari and Jundiaí River Basins, object of this study, aiming to reach the users. The crises and the impacts on the Basins of the PCJ, which are linked to the existing risks, which are related to the water balance, population growth and climate change, are also addressed in the research, with support from the literature on risk and crisis management and its instruments of action, which are the communication processes involved in them. To achieve the objectives, 15 meeting minutes of the Drought Working Group were analyzed, from 2014 and 2015, whose attributions were related to the articulation, elaboration of proposals and dissemination of content among users and representatives of the various sectors of society, the Technical Chambers of the Committees and the Communication Plans, referring to the Management Contract with the National Agency of Water and Basic Sanitation - ANA - for the years 2011 and, the most recent, proposed for the period between 2022 and 2025. Content Analysis was used, which includes counting, categorizations, frequencies, descending hierarchical classification and similarity analysis of the minutes' statements, and Discourse Analysis, which aims to verify the meaning of the texts reproduced. The result showed that the communicational processes were, in the analyzed period, much more focused on the critical period, i.e., a communication in a specific and informative moment, than the one related to risk management and, therefore, with long-term campaigns, which produce a broader and more engaging awareness. As a conclusion it is suggested that the adequate communication model, taking into account the vulnerabilities, should be the risk communication, permanent, without ruptures and transparent, in order to achieve the population's engagement to the PCJ Committees' cause.
Palavras-chave
SustentabilidadeComunicação
Crises
Riscos
Recursos Hídricos
Gestão
Comitês PCJ
Sustainability
Communication
Crisis
Risks
Water Resources
Management
PCJ Committees