Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa para Adultos: versão informatizada (BAICA-I)
Abrir arquivo
Título alternativo
Battery of Intellectual and Creative Assessment for Adults – Computerized Version (BAICA-I)Autor
Orientador
Wechsler, Solange MugliaData de publicação
18/02/2022Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A inteligência e a criatividade são dois constructos fundamentais para se compreender o potencial humano. Apesar da importância de ambos, é possível notar uma lacuna no campo de avaliação psicológica nacional, pois não há instrumentos disponíveis para a avaliação conjunta desses constructos. O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma versão informatizada da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa – forma Adulto (BAICA) e verificar sua equivalência com a versão impressa, a qual é composta por seis testes: habilidade verbal, pensamento viso espacial, pensamento lógico, rapidez de raciocínio, memória e criatividade. Este trabalho se divide em dois estudos: O primeiro estudo buscou averiguar se uma versão informatizada da BAICA é viável, nele a versão adaptada foi aplicada de forma individual remotamente, em dez participantes de ambos os sexos com idades entre 18 e 32 anos. O segundo estudo buscou verificar se ambas as versões da BAICA são equivalentes entre si. A amostra foi composta por 72 participantes de ambos os sexos, com idades entre 18 e 32 anos. A versão informatizada da BAICA foi aplicada remotamente em 24 participantes de forma coletiva, e os resultados de 48 participantes na versão impressa foram coletados em um banco de dados. Os dados foram analisados por meio de uma ANOVA. dos testes de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney, os quais apontaram diferenças significativas entre os escores de todos os instrumentos, com exceção do teste de pensamento viso espacial. O teste de memória, pensamento lógico e rapidez de raciocínio apresentaram melhor desempenho na versão impressa, enquanto o teste de habilidade verbal e pensamento criativo tiveram melhores resultados na versão informatizada. Conclui-se que apesar de uma versão informatizada da BAICA ser viável, ela não é equivalente à versão impressa.
Intelligence and creativity are two fundamental constructs for understanding human potential. Despite the importance of both, it is possible to notice a gap in the national psychological assessment field, since there are no instruments available for the joint assessment of these constructs. The main objective of the present work was to develop a computerized version of the Battery of Intellectual and Creative Assessment - Adult Form (BAICA) and to verify its equivalence with the printed version, which is composed of six tests: verbal ability, visuospatial thinking, logical thinking, speed of reasoning, memory, and creativity. This work was divided into two studies: The first study sought to ascertain whether a computerized version of the BAICA is feasible, in it the adapted version was applied individually and remotely in ten participants of both sexes with ages between 18 and 32 years. The second study sought to verify whether both versions of the BAICA were equivalent. The sample was composed of 72 participants of both genders with ages between 18 and 32. The computerized version of the BAICA was applied collectively and remotely to 24 participants, and the results of 48 participants in the printed version were collected from a database. The data were analyzed using ANOVA, KruskalWallis and Mann-Whitney tests, which showed significant differences between the scores of all the instruments, except for the visuospatial thinking test. The memory, logical thinking, and speed of reasoning scores were better on the printed version, while the verbal ability and creative thinking were better on the computerized version. We conclude that although a computerized version of the BAICA is feasible, it is not equivalent to the printed version.
Palavras-chave
Avaliação psicológicaPsicometria
Teste informatizado
Psychological evaluation
Psychometrics
Computerized test