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dc.contributor.advisorDellazzana-Zanon, Letícia Lovato
dc.contributor.authorGobbo, Jessica Particelli
dc.date.accessioned2022-04-05T15:07:38Z
dc.date.available2022-04-05T15:07:38Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16508
dc.description.abstractA atual geração de jovens possui características específicas, se comparada às anteriores. Para explicitar e caracterizar todas as possíveis mudanças vividas pelos adolescentes nas sociedades contemporâneas ocidentais, a teoria sobre a adultez emergente foi desenvolvida. Ela explica a passagem do desenvolvimento humano entre a adolescência e a fase adulta, indo dos 18 aos 29 anos. Desenvolver o sentido na vida é uma importante tarefa do desenvolvimento humano na idade adulta emergente e é um importante marcador para um funcionamento mais positivo da pessoa. O objetivo desta tese foi adaptar uma intervenção norte-americana para desenvolver a construção do sentido na vida em adultos emergentes para o contexto brasileiro. Para este fim, a metodologia de Estrutura de Impacto IDEAS foi utilizada e uma teoria da mudança foi desenvolvida especificamente para o programa de intervenção. Realizou-se um estudo empírico, quase-experimental, na medida em que foi realizada uma intervenção com coleta de dados em pré e pós-teste. Foram investigadas as relações entre as variáveis sentido na vida e projetos de vida com variáveis de saúde mental estresse, depressão e ansiedade. Participaram 21 adultos jovens (M=22, 3; DP= 4,47), matriculados em uma universidade do interior do estado de São Paulo. Em função do contexto da pandemia de COVID-19, a intervenção foi realizada de forma remota. Os participantes responderam 5 instrumentos, sendo 2 para caracterizar a amostra: Inventário de Dimensões da Adultez Emergente (IDEA) e Critério de Classificação Econômica Brasil, e 3 testes para medir as variáveis pré e pós-teste: Questionário de Sentido de Vida -Versão Brasileira (QSV-BR), Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) e Escala Reduzida de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Aplicou-se também um questionário de satisfação do usuário. Para analisar os resultados obtidos e as diferenças entre pré e pós-teste, foram utilizados o Método JT e o software IRAMUTEQ. Os resultados do Método JT indicaram que houve mudanças positivas e confiáveis resultantes da intervenção em todas as variáveis para 14 participantes. A análise dos relatos verbais pelo IRAMUTEQ indicou que a intervenção promoveu reflexões sobre o self, conexão entre self e mundo, projetos de vida e sentido na vida em todos os participantes. Os resultados do questionário de satisfação do usuário indicaram que todos os participantes avaliaram a intervenção e a condução da mediadora como positivas. Conclui-se que foi possível adaptar a intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes, processo que gerou um protótipo inicial da mesma. Sugerese que a intervenção seja realizada em contexto presencial e que novos estudos sejam conduzidos para aprimorar a intervenção.pt_BR
dc.description.abstractThe nowadays generation of young people has specific characteristics, regarding to the old generations. To explain and characterize all these possible changes lived by the teenagers in the western contemporary societies, the theory about the Emerging Adulthood was developed. It explains the passage of the human development which would be between the adolescence and the adulthood, from 18 to 29 years old. Developing the meaning in live is an important task of the human development in the Emergent Adulthood age and it's recognized as an important marker for a more positive functioning of the own person. This research aimed adapting a north-american intervention of developing the construction of the meaning in life in emergent adults for a brazilian context. For this purpose, the IDEAS methodology was used and a theory of change was developed specifically for the intervention program. An empirical study, quasi-experimental, was made, insofar as it was made an intervention with pre-test and post-test data collection. The relation among the variables meaning in life and life projects with mental health stress, depression and anxiety were investigated. 21 undergraduate young adults (M=22, 3; DP= 4,47) from a university in the countryside of the State of São Paulo have participated in the research. Due to the COVID-19 pandemic, the intervention was made in a remote way. The participants answered 5 instruments, being two of them to charaterize the sample: Inventory of Dimensions of the Emergent Adulthood (IDEA) and Brazil Economic Classification Criteria (CCEB), and 3 tests used to measure the variables pre-test and post-test: The Meaning in Life Questionnaire - Brazilian Version (QSV-BR), Adolescents Life Projects Scale (EPVA) and Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS - 21). It was also conducted a user satisfaction questionnaire. To analyze the results, it was used both the JT Method and the sofware IRAMUTEQ. The JT Method showed positive and reliable changes post-intervention in all variables for 14 participants. The analysis of the verbal reports by IRAMUTEQ indicated that the intervention provided reflections about the self, conection between self and the world, life projects and about the meaning in life for all participants. The results from user satisfaction questionnaire suggested that all the participants evaluated the intervention and the way the research was conducted by the mediator as positives. Thus, one may conclude that adapting the psychological intervention for promotion in the meaning in life in Emergents Adults was possible, and the process generated an initial prototype of it. It has been suggested the intervention to be conducted in person and also new researches to be conducted to improve the intervention.pt_BR
dc.description.abstractLa actual generación de jóvenes tiene características específicas, cuando comparada a las precedentes. Para explicitar y caracterizar todos estos cambios posibles vividos por los adolescentes en las sociedades contemporáneas occidentales, la teoria acerca de la adultez emergente se desarrollo. Ella explica el pasaje del desarrollo humano que estaria entre la adolescencia y la fase adulta, de los 18 hasta los 29 años. Desarrollar el sentido en la vida es una importante tarea del resarrollo humano en la edad adulta emergente y es reconocido como un important marcador para un funcionamiento más postivio de la persona. El objetivo de esta investigación fué adaptar una intervención norteamericana para desarrollar la construcción del sentido en la vida de adultos emergentes para el contexto brasileño. Para esta finalidad, la metodologia del IDEAS fue utilizada y una teoria del cambio fue desarrollada específicamente para el programa de intervención. Un estudio empírico, cuasi-experimental, fue realizado en la medida que fue realizada una intervención con recogida de datos pre y post-test. Las relaciónes entre las variables sentido en la vida y proyectos de vida con variables de salud mental estrés, eepresión y ansiedad fueron investigadas. Han participado 21 adultos jóvenes (M=22, 3; DP= 4,47), de una universidad en el interior de São Paulo. Debido a la pandemia de COVID-19, la intervención fue realizada de manera remota. Los participantes respondieron 5 instrumentos, siendo 2 para caracterizar la muestra: Inventario de Dimensiones de la Adultez Emergente (IDEA) y Criterio de Clasificación Económica Brasil, y 3 pruebas para evaluar las variables pre y post- test: Cuestionario de Sentido de Vida - Versión Brasileña (QSV-BR), Escala de Proyectos de Vida para Adolescentes (EPVA) y Escala Reduzida de Depresión, Ansiedad y Estrés (DASS - 21). Ha sido aplicado también un cuestionário de satisfación del usuário. Para analizar los resultados obtenidos han sido utilizados el Método JT y el software IRAMUTEQ. El método JT ha mostrado cambios positivos y confiables post-intervención em todas las variables para 14 participantes. El análisis de los relatos verbales através del IRAMUTEQ ha indicado que la intervención promovió reflexiones acerca del self, conexión entre el self y el mundo, proyectos de vida y sentido en la vida en todos los participantes. Los resultados del cuestionário de satisfación del usuário han demonstrado que todos los participantes evaluaron la intervención y la conducción de la medidadora como positivas. Así, se concluye que ha sido posible adaptar la intervención psicológica para promoción de sentido en la vida em adultos emergentes, un processo que generó un protótipo inicial de la misma. Se sugere que esta intervención sea realizada en contexto presencial y que nuevos estúdios sean desarrollados para prefeccionar la intervención.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAdultez Emergentept_BR
dc.subjectSentido na Vidapt_BR
dc.subjectProjetos de Vidapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectIntervenção Psicológicapt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEmerging Adulthoodpt_BR
dc.subjectMeaning in Lifept_BR
dc.subjectLife Projectspt_BR
dc.subjectUniversity studentspt_BR
dc.subjectPsychological Interventionpt_BR
dc.subjectStresspt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.subjectAdultez Emergentept_BR
dc.subjectSentido en la Vidapt_BR
dc.subjectProyectos de Vidapt_BR
dc.subjectUniversitariospt_BR
dc.subjectIntervención Psicológicapt_BR
dc.subjectEstréspt_BR
dc.subjectDepresiónpt_BR
dc.subjectAnsiedadpt_BR
dc.titleProcesso de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentespt_BR
dc.title.alternativeAdaptation process of a Psychological Intervention for the Meaning of Life promotion in Emerging Adultspt_BR
dc.title.alternativeProceso de adaptación de una intervención psicológica para promoción de sentido en la vida de adultos emergentespt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.identifier.lattes2792591435677243pt_BR
puc.advisorLattes7738167015455111pt_BR
puc.refereeEnumo, Sônia Regina Fiorim
puc.refereeOliveira, Wanderlei Abadio de
puc.refereeDutra-Thomé, Luciana
puc.refereePrati, Laíssa Eschiletti
puc.refereeLattes6611875189543103pt_BR
puc.refereeLattes5455601415853420pt_BR
puc.refereeLattes1951023538875171pt_BR
puc.refereeLattes4476507108406798pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramPsicologiapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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