dc.contributor.advisor | Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato | |
dc.contributor.author | Gobbo, Jessica Particelli | |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T15:07:38Z | |
dc.date.available | 2022-04-05T15:07:38Z | |
dc.date.issued | 2022-02-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16508 | |
dc.description.abstract | A atual geração de jovens possui características específicas, se comparada às anteriores.
Para explicitar e caracterizar todas as possíveis mudanças vividas pelos adolescentes nas
sociedades contemporâneas ocidentais, a teoria sobre a adultez emergente foi desenvolvida. Ela explica a passagem do desenvolvimento humano entre a adolescência e a fase
adulta, indo dos 18 aos 29 anos. Desenvolver o sentido na vida é uma importante tarefa
do desenvolvimento humano na idade adulta emergente e é um importante marcador para
um funcionamento mais positivo da pessoa. O objetivo desta tese foi adaptar uma intervenção norte-americana para desenvolver a construção do sentido na vida em adultos
emergentes para o contexto brasileiro. Para este fim, a metodologia de Estrutura de Impacto IDEAS foi utilizada e uma teoria da mudança foi desenvolvida especificamente
para o programa de intervenção. Realizou-se um estudo empírico, quase-experimental, na
medida em que foi realizada uma intervenção com coleta de dados em pré e pós-teste.
Foram investigadas as relações entre as variáveis sentido na vida e projetos de vida com
variáveis de saúde mental estresse, depressão e ansiedade. Participaram 21 adultos jovens
(M=22, 3; DP= 4,47), matriculados em uma universidade do interior do estado de São
Paulo. Em função do contexto da pandemia de COVID-19, a intervenção foi realizada de
forma remota. Os participantes responderam 5 instrumentos, sendo 2 para caracterizar a
amostra: Inventário de Dimensões da Adultez Emergente (IDEA) e Critério de Classificação Econômica Brasil, e 3 testes para medir as variáveis pré e pós-teste: Questionário
de Sentido de Vida -Versão Brasileira (QSV-BR), Escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA) e Escala Reduzida de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21).
Aplicou-se também um questionário de satisfação do usuário. Para analisar os resultados
obtidos e as diferenças entre pré e pós-teste, foram utilizados o Método JT e o software
IRAMUTEQ. Os resultados do Método JT indicaram que houve mudanças positivas e
confiáveis resultantes da intervenção em todas as variáveis para 14 participantes. A análise dos relatos verbais pelo IRAMUTEQ indicou que a intervenção promoveu reflexões
sobre o self, conexão entre self e mundo, projetos de vida e sentido na vida em todos os
participantes. Os resultados do questionário de satisfação do usuário indicaram que todos
os participantes avaliaram a intervenção e a condução da mediadora como positivas. Conclui-se que foi possível adaptar a intervenção psicológica para promoção de sentido na
vida em adultos emergentes, processo que gerou um protótipo inicial da mesma. Sugerese que a intervenção seja realizada em contexto presencial e que novos estudos sejam
conduzidos para aprimorar a intervenção. | pt_BR |
dc.description.abstract | The nowadays generation of young people has specific characteristics, regarding to the
old generations. To explain and characterize all these possible changes lived by the teenagers in the western contemporary societies, the theory about the Emerging Adulthood
was developed. It explains the passage of the human development which would be
between the adolescence and the adulthood, from 18 to 29 years old. Developing the meaning in live is an important task of the human development in the Emergent Adulthood
age and it's recognized as an important marker for a more positive functioning of the own
person. This research aimed adapting a north-american intervention of developing the
construction of the meaning in life in emergent adults for a brazilian context. For this
purpose, the IDEAS methodology was used and a theory of change was developed specifically for the intervention program. An empirical study, quasi-experimental, was made,
insofar as it was made an intervention with pre-test and post-test data collection. The
relation among the variables meaning in life and life projects with mental health stress,
depression and anxiety were investigated. 21 undergraduate young adults (M=22, 3; DP=
4,47) from a university in the countryside of the State of São Paulo have participated in
the research. Due to the COVID-19 pandemic, the intervention was made in a remote
way. The participants answered 5 instruments, being two of them to charaterize the sample: Inventory of Dimensions of the Emergent Adulthood (IDEA) and Brazil Economic
Classification Criteria (CCEB), and 3 tests used to measure the variables pre-test and
post-test: The Meaning in Life Questionnaire - Brazilian Version (QSV-BR), Adolescents
Life Projects Scale (EPVA) and Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS - 21). It
was also conducted a user satisfaction questionnaire. To analyze the results, it was used
both the JT Method and the sofware IRAMUTEQ. The JT Method showed positive and
reliable changes post-intervention in all variables for 14 participants. The analysis of the
verbal reports by IRAMUTEQ indicated that the intervention provided reflections about
the self, conection between self and the world, life projects and about the meaning in life
for all participants. The results from user satisfaction questionnaire suggested that all the
participants evaluated the intervention and the way the research was conducted by the
mediator as positives. Thus, one may conclude that adapting the psychological intervention for promotion in the meaning in life in Emergents Adults was possible, and the process generated an initial prototype of it. It has been suggested the intervention to be conducted in person and also new researches to be conducted to improve the intervention. | pt_BR |
dc.description.abstract | La actual generación de jóvenes tiene características específicas, cuando comparada a las
precedentes. Para explicitar y caracterizar todos estos cambios posibles vividos por los
adolescentes en las sociedades contemporáneas occidentales, la teoria acerca de la adultez
emergente se desarrollo. Ella explica el pasaje del desarrollo humano que estaria entre la
adolescencia y la fase adulta, de los 18 hasta los 29 años. Desarrollar el sentido en la vida
es una importante tarea del resarrollo humano en la edad adulta emergente y es reconocido
como un important marcador para un funcionamiento más postivio de la persona. El objetivo de esta investigación fué adaptar una intervención norteamericana para desarrollar
la construcción del sentido en la vida de adultos emergentes para el contexto brasileño.
Para esta finalidad, la metodologia del IDEAS fue utilizada y una teoria del cambio fue
desarrollada específicamente para el programa de intervención. Un estudio empírico, cuasi-experimental, fue realizado en la medida que fue realizada una intervención con recogida de datos pre y post-test. Las relaciónes entre las variables sentido en la vida y proyectos de vida con variables de salud mental estrés, eepresión y ansiedad fueron investigadas. Han participado 21 adultos jóvenes (M=22, 3; DP= 4,47), de una universidad en
el interior de São Paulo. Debido a la pandemia de COVID-19, la intervención fue realizada de manera remota. Los participantes respondieron 5 instrumentos, siendo 2 para caracterizar la muestra: Inventario de Dimensiones de la Adultez Emergente (IDEA) y Criterio de Clasificación Económica Brasil, y 3 pruebas para evaluar las variables pre y post-
test: Cuestionario de Sentido de Vida - Versión Brasileña (QSV-BR), Escala de Proyectos
de Vida para Adolescentes (EPVA) y Escala Reduzida de Depresión, Ansiedad y Estrés
(DASS - 21). Ha sido aplicado también un cuestionário de satisfación del usuário. Para
analizar los resultados obtenidos han sido utilizados el Método JT y el software IRAMUTEQ. El método JT ha mostrado cambios positivos y confiables post-intervención em
todas las variables para 14 participantes. El análisis de los relatos verbales através del
IRAMUTEQ ha indicado que la intervención promovió reflexiones acerca del self, conexión entre el self y el mundo, proyectos de vida y sentido en la vida en todos los participantes. Los resultados del cuestionário de satisfación del usuário han demonstrado que
todos los participantes evaluaron la intervención y la conducción de la medidadora como
positivas. Así, se concluye que ha sido posible adaptar la intervención psicológica para
promoción de sentido en la vida em adultos emergentes, un processo que generó un protótipo inicial de la misma. Se sugere que esta intervención sea realizada en contexto presencial y que nuevos estúdios sean desarrollados para prefeccionar la intervención. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Adultez Emergente | pt_BR |
dc.subject | Sentido na Vida | pt_BR |
dc.subject | Projetos de Vida | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.subject | Intervenção Psicológica | pt_BR |
dc.subject | Estresse | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Emerging Adulthood | pt_BR |
dc.subject | Meaning in Life | pt_BR |
dc.subject | Life Projects | pt_BR |
dc.subject | University students | pt_BR |
dc.subject | Psychological Intervention | pt_BR |
dc.subject | Stress | pt_BR |
dc.subject | Depression | pt_BR |
dc.subject | Anxiety | pt_BR |
dc.subject | Adultez Emergente | pt_BR |
dc.subject | Sentido en la Vida | pt_BR |
dc.subject | Proyectos de Vida | pt_BR |
dc.subject | Universitarios | pt_BR |
dc.subject | Intervención Psicológica | pt_BR |
dc.subject | Estrés | pt_BR |
dc.subject | Depresión | pt_BR |
dc.subject | Ansiedad | pt_BR |
dc.title | Processo de adaptação de uma intervenção psicológica para promoção de sentido na vida em adultos emergentes | pt_BR |
dc.title.alternative | Adaptation process of a Psychological Intervention for the Meaning of Life promotion in Emerging Adults | pt_BR |
dc.title.alternative | Proceso de adaptación de una intervención psicológica para promoción de sentido en la vida de adultos emergentes | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 2792591435677243 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 7738167015455111 | pt_BR |
puc.referee | Enumo, Sônia Regina Fiorim | |
puc.referee | Oliveira, Wanderlei Abadio de | |
puc.referee | Dutra-Thomé, Luciana | |
puc.referee | Prati, Laíssa Eschiletti | |
puc.refereeLattes | 6611875189543103 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5455601415853420 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 1951023538875171 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4476507108406798 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências da Vida (CCV) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Psicologia | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |