O comércio eletrônico e o direito do consumidor: aspectos sobre a responsabilidade civil dos influenciadores digitais
Abrir arquivo
Autor
Goulart, Maíra Mendes
Orientador
Carvalho, Maria Helena Campos deData de publicação
09/12/2021Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo, tem como objetivo a análise da possibilidade de atribuição da
responsabilidade civil aos influenciadores digitais em caso de publicidade ilícita, bem
como os aspectos jurídicos da relação de consumo no comércio eletrônico, tendo
como base o Código de Defesa do Consumidor. Como metodologia para análise do
tema, fez-se o uso de obras doutrinárias, legislações, pesquisas jurisprudenciais e
artigos científicos. Faz-se alusão ao comércio eletrônico como uma nova forma de
relação de consumo, devendo a legislação garantir ao consumidor seus direitos
específicos, frente à vulnerabilidade exposta em negócios jurídicos realizados em
ambiente virtual. Subsequentemente, é analisada a publicidade e os princípios
adotados para a atribuição da responsabilidade civil à figura dos influenciadores
digitais diante do poder de persuasão dos mesmos na tomada de decisão do público
que o assiste.
Palavras-chave
Comércio eletrônicoEra digital
Princípio da vulnerabilidade
Relação de consumo
Publicidade
Responsabilidade civil
Redes sociais
Influenciadores digitais