dc.contributor.advisor | Ferreira, Jane Victal | |
dc.contributor.author | Lima, Angélica Dayane Sena de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T18:48:08Z | |
dc.date.available | 2022-04-06T18:48:08Z | |
dc.date.issued | 2022-02-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16533 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho investiga o uso da realidade virtual como ferramenta de suporte
no processo de criação e inovação em Arquitetura e Urbanismo, tanto para a área do
ensino quanto para a prática profissional, ampliando para outras áreas da indústria
criativa. De caráter experimental, empírico e fenomenológico, a investigação partiu do
exercício de dobraduras em papel, originário da disciplina de Linguagem da
Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, e
desenvolveu um método de ensino que explora o uso de tecnologias digitais, em
busca do enriquecimento criativo e pedagógico do estudante. O método é dividido em
três etapas de experimentação: manufatura (dobradura em papel), digital
convencional (uso do SketchUp) e imersiva (Gravity Sketch, Twinmotion e VR Sketch).
Durante o processo, foram confeccionadas dobraduras em papel que eram
digitalizadas e experienciadas em realidade virtual. A primeira etapa é a base para as
demais e se mostrou bastante enriquecedora do ponto de vista criativo e pedagógico,
permitindo discutir diversos aspectos da Linguagem da Arquitetura na construção de
vasto repertório para a análise viso-espacial. Ambas as etapas digitais acrescentaram
ao exercício original novas perspectivas e abordagens sobre espacialidade,
permitindo a visualização dos espaços internos, alterações de escalas, aplicação de
materiais e criação de ambiência, com a possibilidade de experimentação espacial
utilizando a realidade virtual para tal. Além disso, a pesquisa também investigou
aspectos das Neurociências: Neuroarquitetura, sinestesia, Neuropsicologia e da
Gestalt como suporte teórico, apontando desdobramentos da pesquisa para futuras
investigações nessas áreas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this research was to investigate the use of Virtual Reality as a resource to
foster innovation and creative processes in Architecture, both for teaching and
professional practice, expanding to other areas of the creative industry. Experimental,
empirical and phenomenological, the investigation started from the paper folding
exercise applied in the Language of Architecture course of the Faculty of Architecture
and Urbanism at PUC-Campinas, and developed a teaching method that explores the
use of digital technologies on behalf of the student's creative and pedagogical
enrichment. The method develops three phases of experimentation: artisanal (paper
foldings), conventional digital (SketchUp modeling) and immersive (Gravity Sketch,
Twinmotion and VR Sketch). During the process, paper folds are made, which are
digitized and experienced in virtual reality. The first stage is a basis for the others and
proved to be quite enriching from a creative and pedagogical point of view as several
aspects of the language of architecture can be discussed in the construction of a vast
repertoire for visu-spatial analysis. For the original exercise, both subsequent digital
stages added new perspectives and approaches on spatiality, allowing the
visualization of internal spaces, scale changes, material applications and ambience
creation, with a possibility of spatial experimentation using virtual reality for this
purpose. In addition, the research also addressed aspects of neuroscience:
neuroarchitecture, synesthesia, neuropsychology and Gestalt as theoretical support,
pointing out developments for future investigations in these areas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Neuroarquitetura | pt_BR |
dc.subject | Indústria criativa | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias emergentes | pt_BR |
dc.subject | Linguagem da Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Transmidialidade | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Meta-arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Virtual Reality | pt_BR |
dc.subject | Architecture Teaching | pt_BR |
dc.subject | Neuroarchitecture | pt_BR |
dc.subject | Creative industry | pt_BR |
dc.subject | Emerging technologies | pt_BR |
dc.subject | Language of architecture | pt_BR |
dc.subject | Transmediality | pt_BR |
dc.subject | Intermediality | pt_BR |
dc.subject | Meta-architecture | pt_BR |
dc.title | Do concreto ao virtual: criação e apreensão do espaço sensível | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 0046321810093405 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9849521880369062 | pt_BR |
puc.referee | Pita, Maria Eliza de Castro | |
puc.referee | Almozara, Paula Cristina Somenzari | |
puc.referee | Moreira, Daniel de Carvalho | |
puc.referee | Nascimento, Myrna de Arruda | |
puc.refereeLattes | 5177592963833604 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 5606769046902145 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 2479982770095588 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 0925616393235488 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |