Chuteiras novas para pés descalços: imaginário coletivo de jovens futebolistas
Abrir arquivo
Título alternativo
New Soccer cleats in barefoot: the colelective imaginary of junior athletesAutor
Orientador
Vaisberg, Tania Maria Jose AielloData de publicação
22/02/2022Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
PsicologiaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar o imaginário coletivo de jovens meninos, em processo de formação futebolística, sobre a vida do jogador de futebol. Justifica-se como produção de conhecimento relevante para o acompanhamento psicológico daqueles que, fazendo parte da população masculina da classe subalternizada, em transição para a vida adulta, inseremse em categorias de formação do futebol. Adotando a perspectiva da psicologia psicanalítica concreta, foram considerados dois tipos de materiais de pesquisa: 1) 22 desenhos-estórias produzidos durante uma sessão de atendimento grupal e 2) uma narrativa transferencial elaborada pela pesquisadora. Numa primeira fase, ambos os materiais foram considerados à luz do método psicanalítico, com vistas a produzir interpretativamente campos de sentido emocional ou inconscientes intersubjetivos. Na segunda fase, os mesmos materiais foram considerados à luz de uma leitura crítica, dialeticamente informada, da realidade social. Como um todo, o trabalho metodológico permitiu a produção interpretativa de quatro campos de sentido afetivo-emocional, denominados: “Trabalho dos sonhos”, “Superando a pobreza”, “Esforço individual como chave do sucesso” e “Coisa de homem” e de quatro campos ambientais denominados: “Embuste meritocrático”, “Trabalho como esforço humano”, “Capitalismo cisheteropatriarcal” e “Esfera ontológica socio-humana”. O quadro geral indica que o imaginário dos participantes tanto contém o reconhecimento do potencial transformador inerente ao trabalho humano, que se alinha com a busca de realização dos próprios sonhos, como se deixa contaminar por imposturas meritocráticas e cisheteropatriarcais, que contribuem para a geração de dissociações e de sofrimentos sociais.
This study aims to investigate the collective imaginary of young boys, in the process of soccer training, concerning the life of a soccer player. The research is justified in producing pertinent knowledge to provide psychological support to those who, as part of the male population from a subalternized class, in transition to adulthood, are involved in soccer training categories. Adopting the perspective of concrete psychoanalytical psychology, two types of research materials were considered: 1) 22 story-drawings produced during a group support session and 2) a transference narrative developed by the researcher. Initially, both materials were considered in the light of the psychoanalytical method, in order to interpretatively produce intersubjective emotional or unconscious fields of meaning. In the second phase, the same materials were considered from a dialectically informed critical reading of social reality. As a whole, the methodological work enabled the interpretative production of four affectiveemotional fields of meaning, called “Dream work,” “Overcoming poverty,” “Individual Effort as the Key to Success,” and “A Man's Thing,” and four environmental fields called “Meritocratic Hoax,” “Work as Human Effort,” “Cisheteropatriarchal Capitalism,” and “Socio-Human Ontological Sphere.” The general scenario indicates that the participants’ imaginary contains both the recognition of the transformative potential inherent to human work, which is aligned with the pursuit of achieving one’s dreams, while also being contaminated by meritocratic and cisheteropatriarchal pretenses, which contribute to the generation of dissociations and social suffering.
Palavras-chave
JuventudeFutebol de Formação
Atenção Psicológica Clínica
Profissionalização
Sofrimentos Sociais
Youth
Soccer Academy Training
Clinical Psychological Care
Professionalization
Social Suffering