A gestão da sustentabilidade na cadeia produtiva do setor de suco de laranja no Brasil
Alternative Title
Sustainability management in the production chain of the orange juice sector in BrazilAuthor
Advisor
Silva Filho, Cândido Ferreira daDate
20/12/2022Content Type
Dissertação de mestradoPostgraduate Program
SustentabilidadeAccess rights
Acesso abertoMetadata
Show full item recordAbstract
O modelo econômico atual tem levado os recursos naturais à exaustão e, com isso, cresce a pressão por parte dos clientes e demais partes interessadas para que as empresas atuem de forma mais sustentável. Visando atender esta demanda e enxergando os potenciais benefícios advindos da adoção das práticas sustentáveis, como maior aproximação com seus stakeholders e maior estabilidade em períodos de crise, alguns setores passam a apresentar engajamento no tema. Por isso, no decorrer das últimas décadas, alguns conceitos que visam aproximar o mundo corporativo das práticas sustentáveis foram apresentados e passaram por evoluções. O setor de suco de laranja do Brasil, área em que o país se destaca em relação aos demais países, possui exemplos de empresas que já enxergaram os benefícios desta mudança. Face ao exposto, o objetivo desta dissertação é investigar a gestão da sustentabilidade das maiores empresas produtoras de suco de laranja no Brasil com o propósito de conhecer os seus fundamentos, bem como, avaliar os impactos das práticas adotadas sobre o desenvolvimento sustentável e, especificamente, a cadeia produtiva do setor no país. Dessa forma, a metodologia utilizada nesta pesquisa é caracterizada como qualitativa, bibliográfica, descritiva e documental. Para coleta e análise dos dados foram realizados os processos de descrição analítica e construção da explanação a partir dos relatórios de sustentabilidade e demais publicações dos websites das maiores empresas do setor, levando em consideração a literatura previamente estudada. Constatou-se que as três empresas estudadas apresentam engajamento sobre o tema, porém estão em fases diferentes frente ao aprofundamento das práticas adotadas e a forma como as comunicam.
The current economic model has exhausted natural resources and, as a result, pressure from customers and other stakeholders is growing for companies to act in a more sustainable way. Aiming to meet this demand and seeing the potential benefits arising from the adoption of sustainable practices, such as greater approximation with its stakeholders and greater stability in times of crisis, some sectors start to show engagement in the theme. Therefore, over the last few decades, some concepts that aim to bring the corporate world closer to sustainable practices have been presented and have undergone evolution. The orange juice sector in Brazil, an area in which the country stands out in relation to other countries, has examples of companies that have already seen the benefits of this change. In view of the above, the objective of this dissertation is to investigate the sustainability management of the largest orange juice producing companies in Brazil with the purpose of knowing their fundamentals, as well as evaluating the impacts of the adopted practices on sustainable development and, specifically, the productive chain of the sector in the country. Thus, the methodology used in this research is characterized as qualitative, bibliographic, descriptive and documentary. For the collection and analysis of the data, the processes of analytical description and construction of the explanation were carried out from the sustainability report and other publications on the websites of the largest companies in the sector, taking into account the previously experienced literature. It was found that the three companies studied are engaged on the subject, but they are at different stages in terms of deepening the practices adopted and the way they communicate them.
Keywords
SustentabilidadeSuco de laranja
Gestão sustentável
ESG
Sustainability
Orange juice
Sustainable management