A temática indígena nos projetos pedagógicos de cursos de pedagogia melhor avaliados no Brasil na segunda décaa do século XXI
Abrir arquivo
Título alternativo
The indigenous theme in the pedagogical projects of the best evaluated pedagogy courses in Brazil in the second decade of the 21st centuryAutor
Orientador
Lopes, Celi EspasandinData de publicação
02/02/2023Tipo de conteúdo
Tese de doutoradoPrograma de Pós-Graduação
EducaçãoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este estudo visou analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia (PPC) mais bem conceituados no Sistema de Tramitação Eletrônica dos Processo de Regulação dos Cursos das Instituições de Ensino Superior (e-MEC), destacando os da região geográfica com maior densidade demográfica indígena segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os de maior conceito nas outras quatro regiões do Brasil. Aplicou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin e na sequência, por meio do Software IRAMUTEQ a análise lexicográfica. Concluiu-se que os PPC de Pedagogia dos campi: Lavras/UFLA, Fortaleza/UFC-diurno, Fortaleza/UFC-noturno, Mamanguape/UFPB, Chapecó/UFFS e São Matheus/UFES foram os que apresentaram de forma mais acentuada as diretrizes para o trabalho em prol da temática indígena e da multiculturalidade. Ainda, que o conceito de curso seja (CC) 4 ou 5, não significa que o PPC aborde a formação do egresso para o trabalho com populações indígenas. Também que as legislações constantes nos documentos em análise não garantem que o pedagogo adquirira as habilidades e competências necessárias para o trabalho pedagógico com populações indígenas, bem como que as disparidades na quantidade de recortes extraídos para a construção do corpus de estudo não apontaram diferenças estatísticas entre a Região Norte e outras quatro regiões. A nomenclatura Educação Indígena é assemelhada com a definição de Educação Escolar Indígena demonstrando haver equívoco entre estas. Conclui-se que esta investigação científica contribuirá para a reflexão da estruturação e reestruturação de PPC que sustentem o papel social dos Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidades Públicas.
This study aimed to analyze the Pedagogical Projects of the Pedagogy Courses (PPC) most highly regarded in the Electronic Processing System of the Regulation Process of Courses of Higher Education Institutions (e-MEC), highlighting those of the geographical region with the highest indigenous demographic density according to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the most respected ones in the other four regions of Brazil. Laurence Bardin's content analysis technique was applied, followed by lexicographical analysis using the IRAMUTEQ Software. It was concluded that the PPC of Pedagogy of the campuses: Lavras/UFLA, Fortaleza/UFC-diurnal, Fortaleza/UFC-nocturnal, Mamanguape/UFPB, Chapecó/UFFS and São Matheus/UFES were the ones that presented the guidelines for work in favor of indigenous themes and multiculturalism. Even if the course concept is (CC) 4 or 5, it does not mean that the PPC addresses the training of graduates to work with indigenous populations. Also, that the legislation contained in the documents under analysis does not guarantee that the pedagogue will acquire the necessary skills and competences for the pedagogical work with indigenous populations, as well as that the disparities in the number of extracts extracted for the construction of the study corpus did not indicate statistical differences between the North Region and four other regions. The nomenclature Education Indigenous is treated as if it were the definition of Indigenous School Education, demonstrating that there is a mistake between them. It is concluded that this scientific investigation will contribute to the reflection on the structuring and restructuring of PPC that support the social role of the Undergraduate Courses in Pedagogy at Public Universities.
Palavras-chave
Projetos Pedagógicos de Cursos de PedagogiaTemática indígena na formação do pedagogo
Educação Escolar Indígena e interculturalidade
Análise de conteúdo
Análise lexicográfica
Pedagogical Projects of Pedagogy Courses
Indigenous themes in teacher training
Indigenous School Education and interculturality
Content analysis
Lexicographic analysis