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dc.contributor.advisorLopes, Celi Espasandin
dc.contributor.authorMendes, Myriam Regina Zapaterra
dc.date.accessioned2023-04-11T14:13:17Z
dc.date.available2023-04-11T14:13:17Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16783
dc.description.abstractEste estudo visou analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia (PPC) mais bem conceituados no Sistema de Tramitação Eletrônica dos Processo de Regulação dos Cursos das Instituições de Ensino Superior (e-MEC), destacando os da região geográfica com maior densidade demográfica indígena segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os de maior conceito nas outras quatro regiões do Brasil. Aplicou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin e na sequência, por meio do Software IRAMUTEQ a análise lexicográfica. Concluiu-se que os PPC de Pedagogia dos campi: Lavras/UFLA, Fortaleza/UFC-diurno, Fortaleza/UFC-noturno, Mamanguape/UFPB, Chapecó/UFFS e São Matheus/UFES foram os que apresentaram de forma mais acentuada as diretrizes para o trabalho em prol da temática indígena e da multiculturalidade. Ainda, que o conceito de curso seja (CC) 4 ou 5, não significa que o PPC aborde a formação do egresso para o trabalho com populações indígenas. Também que as legislações constantes nos documentos em análise não garantem que o pedagogo adquirira as habilidades e competências necessárias para o trabalho pedagógico com populações indígenas, bem como que as disparidades na quantidade de recortes extraídos para a construção do corpus de estudo não apontaram diferenças estatísticas entre a Região Norte e outras quatro regiões. A nomenclatura Educação Indígena é assemelhada com a definição de Educação Escolar Indígena demonstrando haver equívoco entre estas. Conclui-se que esta investigação científica contribuirá para a reflexão da estruturação e reestruturação de PPC que sustentem o papel social dos Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidades Públicas.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the Pedagogical Projects of the Pedagogy Courses (PPC) most highly regarded in the Electronic Processing System of the Regulation Process of Courses of Higher Education Institutions (e-MEC), highlighting those of the geographical region with the highest indigenous demographic density according to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the most respected ones in the other four regions of Brazil. Laurence Bardin's content analysis technique was applied, followed by lexicographical analysis using the IRAMUTEQ Software. It was concluded that the PPC of Pedagogy of the campuses: Lavras/UFLA, Fortaleza/UFC-diurnal, Fortaleza/UFC-nocturnal, Mamanguape/UFPB, Chapecó/UFFS and São Matheus/UFES were the ones that presented the guidelines for work in favor of indigenous themes and multiculturalism. Even if the course concept is (CC) 4 or 5, it does not mean that the PPC addresses the training of graduates to work with indigenous populations. Also, that the legislation contained in the documents under analysis does not guarantee that the pedagogue will acquire the necessary skills and competences for the pedagogical work with indigenous populations, as well as that the disparities in the number of extracts extracted for the construction of the study corpus did not indicate statistical differences between the North Region and four other regions. The nomenclature Education Indigenous is treated as if it were the definition of Indigenous School Education, demonstrating that there is a mistake between them. It is concluded that this scientific investigation will contribute to the reflection on the structuring and restructuring of PPC that support the social role of the Undergraduate Courses in Pedagogy at Public Universities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProjetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogiapt_BR
dc.subjectTemática indígena na formação do pedagogopt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígena e interculturalidadept_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectAnálise lexicográficapt_BR
dc.subjectPedagogical Projects of Pedagogy Coursespt_BR
dc.subjectIndigenous themes in teacher trainingpt_BR
dc.subjectIndigenous School Education and interculturalitypt_BR
dc.subjectContent analysispt_BR
dc.subjectLexicographic analysispt_BR
dc.titleA temática indígena nos projetos pedagógicos de cursos de pedagogia melhor avaliados no Brasil na segunda décaa do século XXIpt_BR
dc.title.alternativeThe indigenous theme in the pedagogical projects of the best evaluated pedagogy courses in Brazil in the second decade of the 21st centurypt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.description.sponsorshipId001pt_BR
dc.identifier.lattes5633013437811955pt_BR
puc.advisorLattes9699186251670702pt_BR
puc.refereeVitorino, Artur José Renda
puc.refereeMendonça, Samuel
puc.refereeMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
puc.refereeSánchez, Carlos Manuel Dutok
puc.refereeLattes3811004108670430pt_BR
puc.refereeLattes6369572439782922pt_BR
puc.refereeLattes7733644439876265pt_BR
puc.refereeLattes6954337325855850pt_BR
puc.centerCentro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)pt_BR
puc.graduateProgramEducaçãopt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramNão se aplicapt_BR


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