dc.contributor.advisor | Lopes, Celi Espasandin | |
dc.contributor.author | Mendes, Myriam Regina Zapaterra | |
dc.date.accessioned | 2023-04-11T14:13:17Z | |
dc.date.available | 2023-04-11T14:13:17Z | |
dc.date.issued | 2023-02-02 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16783 | |
dc.description.abstract | Este estudo visou analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia (PPC)
mais bem conceituados no Sistema de Tramitação Eletrônica dos Processo de
Regulação dos Cursos das Instituições de Ensino Superior (e-MEC), destacando os
da região geográfica com maior densidade demográfica indígena segundo o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os de maior conceito nas outras quatro
regiões do Brasil. Aplicou-se a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin e
na sequência, por meio do Software IRAMUTEQ a análise lexicográfica. Concluiu-se
que os PPC de Pedagogia dos campi: Lavras/UFLA, Fortaleza/UFC-diurno,
Fortaleza/UFC-noturno, Mamanguape/UFPB, Chapecó/UFFS e São Matheus/UFES
foram os que apresentaram de forma mais acentuada as diretrizes para o trabalho em
prol da temática indígena e da multiculturalidade. Ainda, que o conceito de curso seja
(CC) 4 ou 5, não significa que o PPC aborde a formação do egresso para o trabalho
com populações indígenas. Também que as legislações constantes nos documentos
em análise não garantem que o pedagogo adquirira as habilidades e competências
necessárias para o trabalho pedagógico com populações indígenas, bem como que
as disparidades na quantidade de recortes extraídos para a construção do corpus de
estudo não apontaram diferenças estatísticas entre a Região Norte e outras quatro
regiões. A nomenclatura Educação Indígena é assemelhada com a definição de
Educação Escolar Indígena demonstrando haver equívoco entre estas. Conclui-se
que esta investigação científica contribuirá para a reflexão da estruturação e
reestruturação de PPC que sustentem o papel social dos Cursos de Graduação em
Pedagogia das Universidades Públicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the Pedagogical Projects of the Pedagogy Courses (PPC)
most highly regarded in the Electronic Processing System of the Regulation Process
of Courses of Higher Education Institutions (e-MEC), highlighting those of the
geographical region with the highest indigenous demographic density according to the
Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the most respected ones in
the other four regions of Brazil. Laurence Bardin's content analysis technique was
applied, followed by lexicographical analysis using the IRAMUTEQ Software. It was
concluded that the PPC of Pedagogy of the campuses: Lavras/UFLA,
Fortaleza/UFC-diurnal, Fortaleza/UFC-nocturnal, Mamanguape/UFPB,
Chapecó/UFFS and São Matheus/UFES were the ones that presented the guidelines
for work in favor of indigenous themes and multiculturalism. Even if the course concept
is (CC) 4 or 5, it does not mean that the PPC addresses the training of graduates to
work with indigenous populations. Also, that the legislation contained in the documents
under analysis does not guarantee that the pedagogue will acquire the necessary skills
and competences for the pedagogical work with indigenous populations, as well as
that the disparities in the number of extracts extracted for the construction of the study
corpus did not indicate statistical differences between the North Region and four other
regions. The nomenclature Education Indigenous is treated as if it were the definition
of Indigenous School Education, demonstrating that there is a mistake between them.
It is concluded that this scientific investigation will contribute to the reflection on the
structuring and restructuring of PPC that support the social role of the Undergraduate
Courses in Pedagogy at Public Universities. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Temática indígena na formação do pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena e interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Análise lexicográfica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Projects of Pedagogy Courses | pt_BR |
dc.subject | Indigenous themes in teacher training | pt_BR |
dc.subject | Indigenous School Education and interculturality | pt_BR |
dc.subject | Content analysis | pt_BR |
dc.subject | Lexicographic analysis | pt_BR |
dc.title | A temática indígena nos projetos pedagógicos de cursos de pedagogia melhor avaliados no Brasil na segunda décaa do século XXI | pt_BR |
dc.title.alternative | The indigenous theme in the pedagogical projects of the best evaluated pedagogy courses in Brazil in the second decade of the 21st century | pt_BR |
dc.type | Tese de doutorado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.description.sponsorshipId | 001 | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 5633013437811955 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 9699186251670702 | pt_BR |
puc.referee | Vitorino, Artur José Renda | |
puc.referee | Mendonça, Samuel | |
puc.referee | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade | |
puc.referee | Sánchez, Carlos Manuel Dutok | |
puc.refereeLattes | 3811004108670430 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6369572439782922 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 7733644439876265 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 6954337325855850 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |