dc.contributor.advisor | Flores, Adolfo Ignacio Calderón | |
dc.contributor.author | Garcia, Elisabete de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T11:33:57Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T11:33:57Z | |
dc.date.issued | 2023-02-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16788 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que
apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil,
com o objetivo de mapear e analisar as tendências da produção científica brasileira
no período de 1993 a 2021. A Educação Infantil conquistou relevância após a
Constituição Federal de 1988 e legislações subsequentes. Para averiguar se as
diretrizes estabelecidas em lei estavam sendo cumpridas e desta forma garantir os
padrões de qualidade da educação, foi determinada a realização de avaliações em
todos os níveis de ensino, inclusive na educação das crianças pequenas. Dessa
forma, começa a ser delineada a trajetória deste novo campo de estudos, a
avaliação na Educação Infantil, que ganha impulso a partir do final da década de
1990, despertando o interesse de pesquisadores e da comunidade acadêmica. Para
possibilitar a compreensão dessa trajetória, foi realizado um breve levantamento da
história da Educação Infantil no Brasil, seguido de uma meta-análise de três
trabalhos pioneiros do tipo estado da arte que compreendem juntos o período de
1993 a 2012, com o objetivo de interpretar como vinha se delineando o tema da
avaliação da Educação Infantil. Em seguida, foi realizada a análise dos artigos
científicos inventariados nas principais bases de dados que compreendem o período
de 2013 a 2021, complementando dessa forma, os achados referentes ao período
de 1993 a 2012. Esta modalidade de análise denominada estado da arte tem como
objetivo reunir as conclusões de diversos estudos, apontando tendências e lacunas
no campo de conhecimento, e permitiu, no escopo da presente dissertação,
identificar um movimento de mudança: se no início o foco da avaliação se detinha na
análise das práticas e significados da avaliação da aprendizagem, esse foco se
deslocou passando a investigar outros objetos, além da sala de aula, como a
avaliação institucional, avaliação de sistemas e avaliação de projetos, políticas e
programas. A pesquisa aponta uma mudança de paradigma em que a avaliação
deixou de ser vista pela maioria dos pesquisadores como cerceadora ou
controladora, passando a ser reconhecida como um instrumento capaz de fornecer
dados com o potencial de contribuir para uma melhoria na qualidade da educação
das crianças pequenas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation carries out a state-of-the-art study that aims to identify what
Brazilian scientific works on evaluation of Early Childhood Education point to, with
the objective of mapping and analyzing the trends of Brazilian scientific production in
the period from 1993 to 2021. Early Childhood Education gained relevance after the
Federal Constitution of 1988 and subsequent legislation. In order to verify whether
the guidelines established by law were being complied with and thus guarantee the
quality standards of education, evaluations were determined at all levels of
education, including in the education of young children. Thus, the trajectory of this
new field of studies, the evaluation in Early Childhood Education, begins to be
outlined, which gains momentum from the end of the 1990s, arousing the interest of
researchers and the academic community. To enable the understanding of this
trajectory, a brief survey of the history of Early Childhood Education in Brazil was
carried out, followed by a meta-analysis of three state-of-the-art pioneering works
that together comprise the period from 1993 to 2012, with the objective of interpreting
how the theme of the evaluation of Early Childhood Education had been delineated.
Then, the analysis of the scientific articles inventoried in the main databases that
comprise the period from 2013 to 2021 was carried out, thus complementing the
findings referring to the period from 1993 to 2012. This modality of analysis called
state of the art aims to gather the conclusions of several studies, pointing out trends
and gaps in the field of knowledge, and allowed, in the scope of this dissertation, to
identify a movement of change: if at the beginning the focus of the evaluation was on
the analysis of the practices and meanings of learning evaluation, this focus shifted
to investigate other objects, besides the classroom, such as institutional evaluation,
systems evaluation and evaluation of projects, policies and programs. The research
points to a paradigm shift in which evaluation is no longer seen by most researchers
as limiting or controlling, but is recognized as an instrument capable of providing data
with the potential to contribute to an improvement in the quality of education of young
children. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Educational Evaluation | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.subject | Childhood | pt_BR |
dc.title | Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021) | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of early childhood education: Meta-analysis and analysis of the production of the knowledge in the field of evaluation of Early Childhood Education (1993-2021) | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | 3309448160842310 | pt_BR |
puc.advisorLattes | 4931639185143968 | pt_BR |
puc.referee | Rios, Monica Piccione Gomes | |
puc.referee | Borges, Regilson Maciel | |
puc.refereeLattes | 8794565484100151 | pt_BR |
puc.refereeLattes | 4262613256144204 | pt_BR |
puc.center | Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA) | pt_BR |
puc.graduateProgram | Educação | pt_BR |
puc.embargo | Online | pt_BR |
puc.undergraduateProgram | Não se aplica | pt_BR |